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Não existe uma formula mágica para criar campanhas de e-mail marketing. Aqui estão alguns passos que irão ajuda-lo a cria-las de maneira eficiente:
1. Estabeleça de maneira clara seus objetivos e metas.
O primeiro passo para se criar uma campanha de marketing, é estabelecer de maneira clara quais os objetivos que se pretendem alcançar com a campanha, Por exemplo: Vender um produto ou serviço, Comunicar sobre atualizações de portfolio, Ofertar desconto especial para ex-cliente, etc...
2. Segmente sua audiência
Segmente sua lista de contatos de acordo em com interesse em comum. Isso fará com que suas mensagens sejam recebidas pelas pessoas certas. Exemplos de segmentação: localização geográfica, perfil de consumo, histórico de compras, visitação no site, abandono de formulário, idade ou sexo.
3. Mantenha sua lista de contatos limpa e atualizada
Não mande e-mails para quem não espera ou não deseja recebe-los. Tenha politicas claras de “Unsubscribe” e mantenha os dados referentes a seus contatos sempre atualizados e organizados. Não trate seus contatos apenas como uma lista de E-Mails e sim como pessoas ou clientes.
4. Preocupe-se com o dia e horário dos envios
Será maior a chance de leitura de seus e-mails, se eles forem recebidos em dias e horários compatíveis com cada tipo de negócio e de seus clientes. Por exemplo: Publico corporativo tem maior aceitação em horário comercial, enquanto publico residencial tem mais abertura nos finais de semana.
5. Design e Compatibilidade
O design adotado deve ser pensado de maneira a fazer com que o usuário tome uma determinada ação. Tenha em mente que diversos leitores de e-mail serão utilizados tanto on-line quanto off-line. Preocupe-se e teste a visualização de sua campanha pelo menos nos principais. Imagens e vídeos podem não serem exibidos, procure fazer com que sua mensagem também esteja claro utilizando somente texto.
6. Sempre identifique-se de maneira clara
Utilize sempre e-mails do seu próprio domínio no campo de remetente. Coloque o seu logo com clareza. Utilize as cores da sua marca e faça com que a identidade visual do e-mail tenha a mesma do seu site. Faça com que o e-mail enviado seja uma extensão do seu site e não uma peça separada.
7. Pense “Mobile”
Hoje em dia, 64% dos e-mails são recebidos e lidos em dispositivos moveis, isso inclui tablets e smartphones, nos sistemas IOS, Android e outros. É fundamental então criar o design que sajem compatíveis com essas plataformas.
8. Induza a uma “ação”
Uma campanha de e-mail pode ir por agua abaixo se ela não induzir a uma ação. Ter o foco em uma ação que vá de encontro com o objetivo da campanha maximiza a chance de que o e-mail não seja apenas visto e que o assunto caia no esquecimento. Mantenha sua ação na primeira porção do seu e-mail, antes do rolar de pagina, 80% dos usuários concentram sua atenção ali. Exemplo de ação: “Click aqui e cadastre-se agora mesmo.”, “Ligue agora e peça o seu, estoques limitados”, “Compre agora com desconto de 40%, oferta por tempo limitado”.
9. Crie sempre uma “Landing Page” para suas campanhas
Se seu objetivo é trazer o cliente para o seu site, faça com que ele sempre o faça através de Landing Pages. Essa páginas por não possuirem distração, possui uma maior chance de conversão ou futuras ações do cliente. Pesquisas revelam que empresas que desenvolvem Landing Pages para seus produtos separadamente geram 7 X mais leads.
10. Analise relatórios de entrega e visitas do seu site.
Para medir a eficácea de suas campanhas e promover ajustes finos é necessário analisar periodicamente os relatórios de abertura dos e-mails, clicks nos links, unsubscribe e erros de entrega. Analise também dentro das Landing Pages em que ponto no processo de conversão os clientes abandonaram e por que.
11. Teste, Teste e Teste mais uma vez
Antes de promover um envio em massa, com o risco de algo que saiu errado ser publicado para sua lista de prospect ou todos os seus clientes, testes suas campanhas depois de prontas em pequenas porções e para um publico interno de sua empresa ou organização se possível. A prudência do teste poderá poupa-lo de consequências danosas.
12. Utilize um parceiro profissional e com tecnologia de ponta
Um simples envio de e-mail exige tecnologia em hardware, software e conectividade. Escolher o fornecedor certo pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de seus projetos. Procure parceiros que disponibilizem soluções com as ferramentas corretas, confiabilidade na infraestrutura e equipe profissional que possa lhe assessorar no projeto e execução de suas campanhas.
Erros que devem ser evitados
• Não mande tudo para todo mundo, os seus clientes vão odiar receber SPAM.
• Não faça um design para mobile apenas diminuindo o site convencional. Tenha duas versões.
• Não deixe seus colaboradores no escuro, deixe-os informados das campanhas que serão realizadas.
• Não use textos muito grandes, quanto mais conciso melhor.
• Não use formatos antigos de marketing em novas mídias, atualize-se.
• Não ignore tendências pois a internet muda rápido de mais.
• Não deixe os dados de seus clientes sem usar, eles são um tesouro.