5 dicas que precisam ser analisadas antes de contratar um sistema Cloud

5 dicas que precisam ser analisadas antes de contratar um sistema Cloud

Dados, empresa, suporte técnico, segurança: o que um Cloud necessita ter antes de você contratá-lo.

Saiba quais são os principais itens a serem analisados ao adquirir um sistema Cloud.

O crescente aumento das infraestruturas em TI das empresas vem sendo substituído por serviços de Cloud Computing (ou, em bom português, Computação em Nuvem). Isto porque a tecnologia mostra que não é mais necessário dedicar vários servidores, ocupar muito espaço e arcar com gastos em instalação e manutenção.

Hoje, os serviços de Cloud são a principal maneira de hospedar sites, blogs e bancos de dados de maneira rápida, fácil e autônoma. Para que isso saia da melhor maneira possível, a Convex, pioneira no Cloud Corporativo no Brasil, traz 5 dicas que precisam ser analisadas antes de contratar um sistema de computação em nuvem.

  1. Dados disponíveis em Cloud

A primeira dica é que você tenha a noção de quanto de espaço em nuvem precisará contratar. Resumindo: busque empresas que ofereçam os serviços que disponibilizem um Cloud que possa integrar todos os seus dados (e com opções de escalabilidade), mas que não tenham muito mais espaço em nuvem que sua empresa utilizará. Desta maneira, você economiza recursos e tem a segurança de que o Cloud é o serviço ideal para a sua necessidade.

  1. Conheça a empresa

Outra dica é ter referências positivas da empresa: tempo de mercado, portfólio de clientes, opções de serviços, equipe disponibilizada, entre outros fatores. Isto permite que você, literalmente, não compre ‘gato por lebre’ ao adquirir um serviço deste gênero. Para ter maior confiança, faça consultas em outras empresas do seu segmento que utilizam do Cloud – e conheça a Convex, pioneira na computação em nuvem corporativa no país.

  1. Suporte técnico

Outro item indispensável a ser analisado no momento de contratar um sistema de Cloud. Veja se o suporte técnico disponibiliza operadores 24 horas por dia, 7 dias por semana, de onde estiver e quando precisar. Problemas com servidores onde o Cloud está hospedado podem apresentar oscilações – e isso é normal.

Contudo, quando o problema insiste em ocorrer, os técnicos precisam identificar suas causas. E, por isso, a melhor solução é um suporte técnico que esteja o tempo todo ao seu atendimento.

  1. Invista em Cloud seguro

Por mais redundante que isto possa parecer, a segurança em Cloud deve ser um dos principais itens a serem analisados, verificando a disponibilidade de criptografia dos dados, servidores seguros, firewalls modernos, ou qualquer outra defesa aos tipos de ameaça virtual que possam comprometer o serviço contratado. Novamente, acompanhar empresas com sucesso de mercado pode ser o caminho mais seguro a ser escolhido.

  1. Data Center? Invista no brasileiro

Transmissão de dados muito mais rápida. Apenas com este tópico podemos elencar que um Data Center hospedado no Brasil é mais vantajoso que servidores do exterior. Isto que ainda há redução de custos e melhor relação com o suporte técnico, resolvendo problemas de forma mais rápida e eficiente.

Sistema Cloud?  É na Convex

A Convex oferece um serviço de Cloud Computing com todos os requisitos acima listados. Conta com vantagens como menor custo de propriedade – ou seja, sem necessidade de adquirir servidores, softwares e outros itens de infraestrutura –, com mensalidades pequenas, flexibilidade de acordo com a sazonalidade e demanda do negócio, sem precisar pagar pelo que não usa – barateando até 10 vezes em relação a um espaço para os próprios equipamentos – e com uma equipe técnica qualificada. Seja o futuro: conheça o Cloud Server Convex.