A importância de automatizar o Backup da sua empresa.

A importância de automatizar o Backup da sua empresa.

Os dados e as informações contidas nos arquivos digitais são um dos maiores ativos de toda empresa. Esses elementos são fundamentais para a execução das atividades estratégicas e operacionais. Além disso, esses dados e informações são os registros que contam a história do empreendimento, sendo valiosos para o comparativo entre períodos operacionais, bem como para a prestação de contas aos órgãos fiscalizadores.

Por esse elevado grau de importância, é essencial que a sua empresa realize o backup dos seus arquivos, pois proporciona a tranquilidade de saber que os dados têm cópias de segurança e, além disso, estão guardados em local seguro.

No entanto, não basta apenas realizar o backup, é necessário que essa atividade seja muito bem estruturada e automatizada, pois isso proporcionará muitas vantagens e otimizará todo o processo.

Para que você entenda melhor a respeito desse tema, trazemos até você este artigo em que abordaremos a importância de automatizar o backup da sua empresa, bem como demonstraremos algumas das vantagens dessa automação.

Evita falhas humanas

Tarefas manuais são passíveis de erros e podem representar um alto índice de risco nas atividades a que se propõe. Isso também se aplica aos backups, pois, quando realizados de forma manual, podem conter falhas graves que afetam consideravelmente a segurança dos dados da sua empresa.

Assim, é importante que essa atividade seja automatizada, pois após a sua parametrização não será mais necessária a intervenção humana. Dessa forma, todo o processo ocorrerá de forma programada e sem os riscos de falhas de origem humana, visto que a cópia de segurança ocorrerá em conformidade com o script estabelecido.

Possibilita vários backups por dia

Realizar os backups da sua empresa de forma manual requer muitas atividades, o que em muitos casos viabiliza um único backup por dia – as várias etapas executadas consomem toda a disponibilidade de mão de obra para essa tarefa.

Por isso, é importante automatizar o backup da sua empresa, pois, por ser executado por sistemas específicos e com alto grau de alavancagem nas etapas, permite que sejam realizados vários backups por dia.

Isso possibilita, inclusive, a realização do backup a cada fechamento de turno, algo que proporciona maior segurança e confiabilidade na proteção das informações da sua empresa.

Garante a segurança dos dados

Automatizar o backup da sua empresa também é importante para garantir a segurança dos dados da sua empresa, de modo que somente as pessoas devidamente autorizadas terão acesso às cópias de segurança.

Além disso, essa automação facilita a alocação dos backups em data centers externos, com envio e recebimento das cópias pela internet, um fator que eleva o nível de proteção e segurança dos dados da sua empresa.

Facilita a restauração

Da mesma forma que a automação do backup facilita a realização das cópias de segurança dos dados da sua empresa, a restauração dessas cópias também é facilitada, pois ocorre de forma automática sempre que for preciso resgatar os arquivos nas suas respectivas cópias.

Assim, os sistemas de automação facilitam a execução das principais atividades das cópias de segurança, ou seja, o backup e o restore.

Otimiza tempo e reduz custos

A automação do backup é muito importante também na otimização do tempo e dos custos, pois tarefas automatizadas consomem menos tempo para serem executadas e, como diz o ditado, “tempo é dinheiro”.

Além disso, é possível reduzir custos, já que o serviço de backups pode ser terceirizado. Isso garante que a sua empresa não realize o desembolso financeiro para a compra e manutenção dos equipamentos de armazenamento e softwares de gerenciamento, nem da contratação de mão de obra direta para essa atividade.

Proporciona melhor alocação da equipe de TI

A automatização dos backups na sua empresa é muito importante para ajudar a proporcionar a vantagem de ter melhor alocação da equipe de TI, pois não terá que se preocupar com as atividades diárias de cópias de segurança que, em consequência, terão mais tempo livre para se dedicarem a outras atividades que possam agregar valor ao empreendimento.

Se a automação for acompanhada da terceirização dos backups, certamente, essa vantagem será em maior proporção, de modo que a equipe de TI terá plena liberdade para atuar nas demais áreas estratégicas da Tecnologia da Informação.

Percebeu o quanto é importante automatizar os backups da sua empresa? Ao adotar essa estratégia, seu negócio terá segurança e flexibilidade nas operações e um ambiente propício ao melhor uso dos recursos físicos, financeiros e humanos.