
Como integrar campanhas de e-mail marketing às redes sociais
Uma boa estratégia de marketing digital contempla uma série de ferramentas. Para cada uma delas as empresas costumam realizar ações diferentes.
No entanto, a melhor maneira de obter resultados com o seu marketing digital é integrar as ferramentas e campanhas de marketing em todos os canais.
A seguir, você verá dicas simples de como fazer isso:
1 – Aposte nos botões compartilhar
Na própria mensagem de e-mail que a sua empresa envia ao cliente você poderá adicionar ícones ou botões de compartilhamento do conteúdo do e-mail nas redes sociais.
Isso permite que aquela campanha que você elaborou – e o cliente perdeu de ver nas redes sociais –, de alguma forma chegue ao destinatário para servir como isca para que ele volte para a rede e veja mais conteúdo sobre você e ainda possa divulgar a sua marca.
2 – Realize uma comunicação integrada
A comunicação integrada acontece quando todos falam a mesma língua. Isso quer dizer que em todos os canais você vai falar da campanha do momento.
O recomendado é trabalhar com projetos que tenham início, meio e fim. Por exemplo, fazer uma campanha de lançamento de um novo serviço integrado ao produto.
Primeiro crie a expectativa, depois apresente por determinado tempo a campanha e, então, finalize-a. Mas não se esqueça, ao longo desse tempo, todos os canais devem estar focados em falar sobre a mesma coisa.
Destaque para a linguagem a ser utilizada, tenha em mente que por se tratar de rede social e e-mail esses mecanismos costumam ser pessoais. Considere realizar uma escrita fácil e mais informal.
3 – Traga seus subscritos para as redes sociais
A maioria das redes sociais possui a opção de importação de lista de contatos. É muito fácil encontrar as pessoas nas redes através do e-mail delas, já que são utilizados para login do perfil.
Que tal demonstrar ao seu potencial cliente o quanto você se importa com ele?
Encontre-o, saiba quem são os seus subscritos, quais são seus interesses, gostos, o que estão assistindo ou ouvindo.
Todas as informações coletadas podem servir para estabelecer uma comunicação e planejar estratégias de marketing online.
4 – Convide seguidores para serem subscritos
A grande maioria do público que segue as empresas, não é subscrito na sua lista de e-mails.
Então, o que você acha de convidar seus seguidores das redes sociais para se inscrever na sua lista de e-mail?
Uma estratégia para conseguir isso poderá ser: partir de uma publicação na página da rede social que direciona a pessoa para o site da empresa, oferecendo um conteúdo para ela baixar através do registro do e-mail.
Só aí já falamos de e-mail marketing, marketing de conteúdo e marketing nas redes sociais. Todos estes integrados dão ótimos resultados.
5 – Invista em social Ads
O social advertising é um anúncio pago veiculado nas redes sociais. Tem por objetivo ampliar o alcance de divulgação, fortalecer a marca e captar Leads.
Você poderá iniciar fazendo a experiência com uma rede social específica e observar como se comporta o fluxo na sua página, os cliques e novas inscrições.
No Facebook, por exemplo, é você que diz quanto quer gastar. De acordo com a sua disponibilidade, eles tentarão obter o resultado.
No entanto, alguns tipos de anúncio podem exigir valores mínimos de manutenção.
As redes: Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn também possuem opções de anúncios.