Qual diferença de Backup Online e físico?

Qual diferença de Backup Online e físico?

O backup é um dos procedimentos mais importantes na empresa. Podem-se perder milhares de horas de trabalho se confiar apenas nos computadores para guardar dados e informações sobre o negócio como um todo.

Se você também tem dúvidas e não sabe a diferença entre o backup online e físico, não se preocupe, pois essa é uma dúvida bastante recorrente entre as empresas que buscam o serviço de backup. Esse post esclarecerá as suas dúvidas e trará as vantagens e desvantagens de cada modalidade de backup.

O backup físico é feito através de servidores físicos, instalados na empresa. Ou seja, é preciso investir em um ambiente próprio de TI e telecomunicações, sendo essa estrutura totalmente integrada à corporação exclusivamente, para que os dados da empresa sejam gerados, armazenados com segurança e monitorados constantemente.

O ponto positivo do data center físico é o monitoramento estratégico e os benefícios da confiabilidade oferecida por esse modelo de backup. O ponto negativo é que é bastante custoso, tanto o investimento inicial de instalação da estrutura, como também para manter toda a estrutura em perfeito funcionamento – é necessária uma equipe especializada e dedicada para a área de TI, bem como equipamentos como geradores, chaves de transferências, no-breaks e climatização. Outro ponto que se deve calcular na ponta do lápis neste caso é o gasto de energia, pois esses aparelhos, sem exceção, deverão funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Já o backup online não necessita de nenhuma estrutura física dentro da empresa. A estrutura de backup na nuvem vem ganhando muito espaço e chamam bastante a atenção pelo custo-benefício que oferece às empresas. A modalidade cresceu mais de 50% desde 2015. O backup online garante que seus arquivos estejam sempre disponíveis através de um sistema bem mais rápido do que o backup tradicional, pois é 100% automatizado, além de contar com agendamentos periódicos para o backup baseado sempre na necessidade de cada cliente. Esse sistema, assim como o backup físico, também é bastante seguro e oferece tranquilidade e segurança de dados para a empresa.


Mesmo que você tenha diversas plataformas na sua empresa – Windows, Linux ou Mac, o backup online funciona na função multiplataforma, ou seja, o agente proprietário da solução está disponível para todas as plataformas. Além disso, você pode fazer backup de diferentes mídias, como arquivo, banco de dados, caixas postais, e-mails, imagens, máquinas virtuais, etc.
A ONTRACK Data Internacional INC fez uma pesquisa sobre as causas da perda de dados das empresas e constatou que 40% das perdas são causadas pela falha de hardware, 29% por erro humano, 13% por destruição de hardware, 6% por software corrompido, 9% por vírus no sistema e 3% por roubo. Analisando esses números, constatamos que podemos evitar 70% de chances de perder dados se utilizarmos a modalidade de backup online.

A Convex Internet Solutions oferece o Cloud Backup Convex, que é uma ótima opção para backup online. A solução é completa, segura e tem operação 100% automatizada; além disso, eles oferecem diversos pacotes, sempre buscando atender as necessidades de cada cliente. Por isso, não importa qual é o porte da sua empresa, seja pequena, média ou grande, certamente a Convex terá o plano ideal para o seu negócio!