Sente-se confuso sobre as opções quando procura por serviços de hospedagem para seu website ou sua aplicação na Internet? Se você não tem certeza sobre os conceitos básicos sobre Servidores Dedicados ou Servidores nas Nuvens, e especialmente qual se encaixa na sua necessidade, esse artigo irá ajuda-lo.
Cloud Server – Servidores nas Nuvens
Servidores nas Nuvens são bastante robustos, pois trata-se de maquinas virtuais que rodam em um cluster de servidores físicos conectados entre si. Se um servidor tornar-se indisponível, as maquinas virtuais contidas naquele servidor são realocadas para outros servidores físicos, minimizando assim seu tempo de paralisação. Por utilizarem uma infraestrutura de Servidores e Storages compartilhadas oferecem um custo bastante atrativo, principalmente por que se paga somente o que se usa. Os servidores nas Nuvens podem aumentar ou diminuir de tamanho de acordo com a necessidade e sazonalidade do cliente.
Dedicated Servers – Servidores Dedicados
Servidores Dedicados são como o próprio nome diz, maquinas físicas, com hardware de alta performance, alocadas para o uso único e exclusivo de um cliente. Oferece maior capacidade e desempenho se comparado ao Cloud Server no entanto com um custo mais elevado. Por se tratar de um ambiente não compartilhado, as informações contidas nesse tipo de servidor são mais seguras e sigilosas. Os Servidores Dedicados, são contratados com uma capacidade inicial e sua expansão requer a troca ou upgrade do equipamento o que implica na paralisação temporária do serviço. A desvantagem de um servidor dedicado, é que se ele torna-se indisponível, é necessário a intervenção de um técnico para a sua reparação, por esse motivo recomendamos sempre a utilização de hardwares redundantes como fonte e disco.
Icon VPS
VPS HOSTING
VS
Icon Dedicado
DEDICATED SERVER
4 estrelas
CUSTO
3 estrelas
4 estrelas
SEGURANÇA
5 estrelas
4 estrelas
RECURSOS
5 estrelas
4 estrelas
PRIVACIDADE
5 estrelas
VPS HOSTING
Icon vps hosting
VS
DEDICATED SERVER
Icon Servidor Dedicado
DIFERENÇAS
ESCALABIDADE
Capacidade de aumentar recursos do servidor.
DEDICATED SERVERS
3 estrelas
Os servidores contratados possuem especificações de hardware pré-definidos. Para aumentar esses recursos é necessário a adição de novo hardware e consequentemente a parada do sistema. Novos servidores dependem da aquisição e instalação de novo hardware e de novos contratos.
CLOUD SERVER
5 estrelas
Por se tratar de maquinas virtualizadas dentro de pool de servidores de grande porte, podem escalar tanto vertical ( aumentar recursos das maquinas virtuais ) quanto horizontal (aumentar número de maquinas virtuais ) de maneira simples e quase que imediata, geralmente prevista dentro de um mesmo contrato.
SEGURANÇA
Privacidade dos dados armazenados.
DEDICATED SERVERS
5 estrelas
Os dados do cliente ficam armazenados num ambiente único e de controle absoluto do mesmo através de credenciais de root ou administradores.
CLOUD SERVER
4 estrelas
Os dados apesar de isolados são armazenados em recursos compartilhados com demais clientes que também utilizam-se do serviço de cloud computing do mesmo fornecedor.
RESILIÊNCIA
Facilidade de se restabelecer de falhas.
DEDICATED SERVERS
4 estrelas
Ter um único servidor pode comprometer a disponibilidade total da aplicação caso ele venha se tornar indisponível. A saída é investir em ambientes redundantes e múltiplos servidores com balanceamento de carga.
CLOUD SERVER
5 estrelas
As maquinas virtuais são hospedadas em um poll de servidores, caso um torne-se indisponível ela é realocada automaticamente para outro. Essa é a solução ideal para aplicações que exigem alta disponibilidade.
DESEMPENHO
Capacidade e velocidade de processar as aplicações.
DEDICATED SERVERS
5 estrelas
O desempenho é máximo pois além de se tratar de hardware de alto desempenho dedicado para uma única aplicação, os recursos como armazenamento e rede são conectados diretamente ao servidor.
CLOUD SERVER
3 estrelas
Por ser provido por um conjunto de recursos separadamente e conectados entre si, tais como hosts e storages, esses podem apresentar alguma latência, prejudicando o desempenho se comparado a um hardware dedicado.
CUSTO
Custo total mensal da solução.
DEDICATED SERVERS
3 estrelas
O Hardware utilizado por ser de alta performance possui um custo caro, e por ser dedicado a um único cliente implica também num custo mensal alto.
CLOUD SERVER
4 estrelas
Por se tratar de uma plataforma que compartilha a utilização do hardware e por se pagar somente o que se usa, possui um custo mensal relativamente baixo.
Qual é o ideal para sua empresa?
É preciso levar em conta os quatro fatores básicos acima na tabela acima: Performance, Privacidade, Disponibilidade ou Resiliência e Finalmente Custo.
Se a performance e/ou privacidade são requisitos básicos do projeto independente do preço, certamente o servidor dedicado é a melhor opção. Um exemplo seria o armazenamento de bancos de dados financeiros, contendo identidades de pessoas com número de cartões de crédito.

Se custo é uma questão determinante, onde o orçamento é limitado, ou seu projeto precise de alta disponibilidade, certamente a melhor opção é partir para Cloud Computing. Um exemplo seria um site de conteúdo que exige de alta disponibilidade.