3 dicas para melhorar a performance digital da sua empresa

3 dicas para melhorar a performance digital da sua empresa

A performance digital de uma empresa é essencial para a obtenção dos melhores resultados online e offline. E dentro desse conceito, há inúmeros detalhes nos quais o empreendedor precisa pensar, desde mecanismos internos (como o e-mail corporativo e o armazenamento de dados) até a relação com o mercado externo (como o e-mail marketing e as redes sociais).

É por isso que hoje separamos algumas dicas essenciais para melhorar a performance digital e, por consequência, fazer com que a empresa otimize a maior parte de suas funções e também melhore o seu posicionamento.

 

  1. Terceirização de datacenter

Todo empreendimento precisa de um datacenter para armazenar os dados que são essenciais ao exercício das suas funções. No entanto, manter um datacenter próprio não é a melhor opção, pelo menos na maioria dos casos.

A partir do momento em que essa estrutura é terceirizada, a empresa ganha muito: economia de energia e de serviços de manutenção; mão de obra especializada em T.I. à disposição para resolver qualquer possível problema; as mídias e dados ficarão armazenados com back-ups em um local seguro; a empresa contratada ficará responsável pela gestão de rede, software e hardware e os problemas de indisponibilidade serão drasticamente reduzidos (isso se ainda existirem).

 

  1. Computação em nuvem

A chamada cloud computing, apesar de não ser algo tão recente, é uma forte tendência capaz de melhorar a performance digital.

Entre as vantagens de optar por serviços de T.I. disponibilizados na nuvem (isto é, online) vale destacar que são praticamente eliminados os riscos de vírus, hackers e outras condições que “contaminam” o sistema, já que há investimentos muito altos e atualizações constantes para proteger esse tipo de armazenamento. Mas para garantir essa segurança, verifique se a empresa fornecedora do serviço possui certificações concedidas por auditorias externas.

Outro ponto positivo da cloud computing é que os dados não são perdidos em caso de uma pane na máquina, por exemplo.

Antes de contratar um fornecedor para esse serviço, avalie as suas políticas de compliance, ou seja, quais normas ele segue.

 

  1. Servidor dedicado x servidor compartilhado

A escolha do melhor servidor para hospedar o site da empresa deve fazer parte da estratégia digital e levar em consideração as especificações técnicas de cada um. O maior benefício agregado ao servidor compartilhado é o custo mais baixo, justamente porque divide o valor do hardware entre diferentes clientes.

No entanto, a opção mais indicada para websites corporativos é o servidor dedicado, porque ele é elaborado especificamente de acordo com as necessidades da empresa. Nesse caso, as configurações do hardware são personalizadas.

Para exemplificar as vantagens, quando o servidor é dedicado, é possível que um número maior de pessoas consiga acessar e navegar pelo site simultaneamente, sem comprometer a experiência. E sabendo que, atualmente, a maior parte dos consumidores procura a empresa primeiro na internet antes de decidir comprar o produto ou serviço, oferecer a melhor navegação possível é imprescindível para a conquista de novos clientes.

Conheça os serviços disponibilizados pela Convex para melhorar a atuação digital interna e externa do seu negócio.