4 vantagens de usar CDN no seu website

4 vantagens de usar CDN no seu website

No mundo da internet, a sigla CDN significa Content Delivery Network, ou Rede de Distribuição de Conteúdo, em português. O nome da ferramenta é bastante sugestivo, não é mesmo?

Este instrumento é usado para realizar a distribuição de conteúdo digital pela internet em todo o planeta, utilizando servidores em diversos lugares do mundo, permitindo um uso mais seguro e eficiente. Neste texto, você poderá conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia, e quais as vantagens de usar o CDN em seu endereço online. Confira!

O que é CDN

A internet é uma rede mundial de computadores. Isso significa que a todo instante, toneladas de informação são enviadas e recebidas em todos os lugares da Terra. Mas isso não significa que, ao acessar um conteúdo de outro país, você esteja baixando os dados diretamente deste lugar. O CDN deixa este processo bem mais simplificado e eficiente.

Um exemplo mais simples: imagine que você comprou um produto de uma loja nos Estados Unidos. Ele terá de ser transportado até sua casa por alguma transportadora via avião ou navio, o que pode levar algum tempo. Se esta loja americana tiver uma subsidiária no Brasil com o produto em estoque, você certamente receberá a mesma mercadoria em bem menos tempo. É mais ou menos isso que se trata o CDN, mas com informações digitais!

Ao acessar um site com CDN cujo servidor original está nos Estados Unidos, ou na Europa, o seu navegador irá baixar os dados diretamente de um servidor geograficamente mais próximo, aqui mesmo, no Brasil.

Antigamente, os servidores CDN eram utilizados apenas para armazenar informações mais pesadas, como arquivos multimídia. Hoje em dia, eles guardam sites inteiros, incluindo até mesmo o código fonte, deixando a navegação muito mais rápida.

Vantagens de usar CDN em seu website

1 – Navegação mais rápida

Mesmo que dados eletrônicos viajem muito rápido, usar servidores mais próximos através do CDN garante menos intermediários entre a emissão da informação e a recepção em seu computador. Com isso, o carregamento de arquivos fica muito mais rápido, melhorando a experiência do usuário.

 

2 – Alta tolerância a um fluxo intenso de acessos

Alguns websites são acessados por milhões de pessoas simultaneamente. Com o uso dos databases em CDN, o fluxo intenso de usuários não será um problema. A rede dá conta de toda a demanda.

 

3 – Maior estabilidade para seu site

Ao usar CDN em seu site, haverá muito mais garantias de que ele não fique fora do ar nunca. Os databases locais são dotados de completa infraestrutura e tecnologia, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo estabilidade e robustez para seu site sempre.

 

4 – Melhora geral de desempenho

Quando se trata de CDN, ele cria uma cópia estática do site no datacenter local. Isso permite que o seu computador troque informações com o servidor CDN, tendo pouco contato com o servidor original, possibilitando um desempenho melhor do site de forma geral.