Backup incremental, quais benefícios ele traz para sua empresa

Backup incremental, quais benefícios ele traz para sua empresa

Um dos itens mais importantes para a continuidade de serviço de uma organização é a estratégia adotada por ela para preservar o seu bem maior: os dados. Saber quais são os métodos de backups de informações existentes e estudar cada um deles permite que a marca escolha o melhor, levando em consideração os seus interesses. Por falar nisso, conhece o backup incremental?

É provável que já tenha ouvido falar sobre ele, mas se ainda não ouviu continue a leitura deste texto e descubra, a seguir, o que é e quais são os seus principais benefícios!

O que é backup incremental?

O backup incremental é um dos métodos de backups existentes, ou seja, faz parte dos tradicionais, que são: o completo ou full e diferencial. Ele se difere destes porque apresenta um método de proteção de dados levando em consideração os últimos dados alterados ou adicionados no último backup (diferencial, completo ou full ou incremental).

Funciona mais ou menos assim: primeiro realiza-se o backup completo, ou seja, de todos os dados disponíveis, digamos, em um servidor; depois, executa-se o backup incremental, que diz respeito aos dados que foram adicionados ou alterados.

Em outras palavras, são ações que buscam garantir que os dados estejam totalmente íntegros, ainda que alterados, dentro de servidores ou outras formas de guarda de dados.

Benefícios do backup incremental

O backup incremental traz alguns benefícios para uma empresa. A seguir, destacamos os principais:

Rapidez no processo

Por se tratar de um processo incremental torna o processo de backup mais rápido, fazendo assim com que a sua empresa não perca muito tempo nessa operação. Vale dizer que somente os dados alterados ou adicionados do último backup é que são levados em consideração – por isso a agilidade no processo.

Baixo consumo de rede ou internet

A atividade de backup produz um alto consumo de rede, visto que os arquivos passam de um local para o outro, geralmente de um computador ou HD para um servidor externo ou para a nuvem. Com o backup incremental, tal operação consome menos rede ou internet, considerando que somente os dados adicionados ou alterados sofrerão o processo de backup.

Redução de custo

De certo modo, o backup incremental reduz custos. O processo de backup tradicional ou completo não só consome dados de internet, mas também energia elétrica. A depender da quantidade de arquivos informacionais, tal operação pode durar um bom tempo, trazendo assim um custo considerável para o empresário.

Com o backup incremental, a redução de custos se dá justamente pela desnecessidade de realizar um backup completo, mas somente dos arquivos necessários.

Integridade dos dados

São os dados o coração de uma empresa. Por isso, protegê-los e atualizá-los é fundamental. Nesse sentido, o backup incremental cumpre uma importante missão, uma vez que busca justamente isso: garantir que os dados da marca em backup estejam sempre em dia, podendo ser consultado sempre que ela assim desejar.

Está precisando realizar um backup incremental em sua empresa? Então, entre em contato conosco! Juntos, podemos proteger os seus dados e garantir que estejam sempre íntegros!