Backup online: Conheça 6 fatos que comprovam sua segurança

Backup online: Conheça 6 fatos que comprovam sua segurança

É fato que, mesmo com o aumento dos serviços de armazenamento em nuvem, muita gente ainda prefira manter cópias de seus arquivos e sistemas em mídias físicas, como HDs externos e pen drives. O principal motivo para isso é a crença de que o método não é seguro e passível de invasões e roubos de dados.

No entanto, as empresas que oferecem serviços de backup online têm se desenvolvido cada vez mais para garantir a integridade dos dados de seus usuários. Se você ainda possui alguma desconfiança em relação a esse sistema, conheça 5 fatos que comprovam sua segurança.

Proteção e praticidade

Backup online ou armazenamento em nuvem é um método que permite guardar cópias de arquivos em servidores locados na internet. Dessa maneira, você pode acessar seus dados em qualquer lugar do mundo, sendo necessários apenas códigos pessoais, como login e senha.

5 fatos que comprovam a segurança do serviço

1- Acesso controlado

Os dados armazenados em sistemas de backup online são acessados somente pelo usuário ou por pessoas autorizadas. Além disso, alguns serviços possibilitam níveis de criptografia avançado, que apenas a pessoa que tenha a chave irá conseguir restaurar o backup.

2- Localização legal

Você já deve ter ouvido falar que alguns serviços de armazenamento em nuvem possuem servidores em países com legislação bem diferente, o que pode colocar seus arquivos em risco. Entretanto, a grande maioria das empresas armazena seus dados em jurisdições específicas a fim de manter a integridade e a privacidade dos arquivos de cada usuário.

3- Recuperação de arquivos

A partir do momento em que seu arquivo está armazenado na nuvem, é praticamente impossível que ele seja perdido. Mesmo que haja uma falha grave nos servidores as empresas que prestam esse tipo de serviço contam com um sistema de backup automático a fim de minimizar danos.

4- Armazenamento protegido

Uma das grandes ameaças a qualquer sistema online é a invasão de hackers. Mesmo que isso aconteça, os sistemas desenvolvidos atualmente são elaborados de uma maneira que a informação fique fragmentada entre diversos servidores. Ou seja, mesmo que uma pessoa consiga acessar uma das partes, ela precisaria quebrar vários outros códigos para que tudo faça sentido.

5- Possibilidade de expansão

Quando você contrata um serviço de backup online, faz uma estimativa do espaço necessário para armazenar todos os seus arquivos. Entretanto, caso precise ampliar essa capacidade, basta solicitar uma expansão. Assim, você não corre o risco de precisar se desfazer de nada que já esteja salvo.

BÔNUS: Para ficar de olho

Antes de solicitar qualquer serviço de backup online, é importante verificar se ele possui algumas ferramentas importantes que visam facilitar seu trabalho. Uma delas é a sincronização de arquivos, em que os dados gerados em seu computador ou sistema são automaticamente copiados e salvos em sua conta.

Outro ponto importante é checar a capacidade máxima de armazenamento que as empresas oferecem. Mesmo os servidores mais avançados possuem uma limitação em relação à capacidade, por isso veja o que cada serviço tem à disposição antes de contratá-lo.