Quais os riscos de fazer backup de arquivos importantes em um HD externo?

Quais os riscos de fazer backup de arquivos importantes em um HD externo?

O backup é, sem dúvida, um dos processos mais importantes para quem trabalha com tecnologia da informação (TI). Ter uma cópia dos arquivos e sistemas de sua empresa sempre à mão é uma garantia de tranquilidade e segurança para desenvolver o trabalho.

Um dos principais recursos que vem à mente em relação a isso é o HD externo. Apesar de ter suas vantagens, fazer o backup de arquivos importantes nesse tipo de dispositivo pode apresentar riscos consideráveis. Entenda quais são eles e o que o mercado oferece como alternativas mais seguras.

Para casos pontuais

O HD externo é uma mídia externa que possui a capacidade de armazenar uma grande quantidade de arquivos. Geralmente, os dispositivos mais comuns vendidos no mercado costumam ter entre 500GB e 4TB de memória disponível. A maioria dos modelos possui um tamanho pequeno, o que facilita seu transporte.

Esse tipo de aparelho é muito utilizado por pessoas que desejam fazer backups de seus computadores pessoais ou precisam de espaço para armazenar arquivos caso a capacidade do PC seja limitada. Também é um recurso interessante para quem precisa ter arquivos pesados sempre à mão, mas não pode contar com um notebook, por exemplo.

Os riscos de usar um HD externo para backup

Apesar de ser um dispositivo simples de usar e de fácil alcance, o HD externo também possui suas limitações, que podem representar riscos tanto à integridade do aparelho quanto para os arquivos armazenados. E isso fica mais evidente se utilizado como forma de backup para empresas.

Um dos riscos de fazer backup em mídia externa é não fazer uma cópia de todos os dados necessários, e isso está relacionado ao modo de uso do HD externo. Para utilizá-lo, você deve conectá-lo ao computador por meio de cabo USB e selecionar manualmente o que precisar ser copiado. Nesse processo, arquivos importantes podem ser deixados de lado e correm o risco de se perderem sem uma cópia.

Além disso, o processo “manual” demanda certo tempo, o que pode fazer a diferença no rendimento do seu trabalho. Em casos de arquivos muito pesados, o computador pode ter sua capacidade de processamento limitada, e pode inclusive afetar seu trabalho enquanto faz o backup.

Outro risco que seus arquivos correm é a exposição a vírus, malwares e outros problemas que podem comprometê-los. Caso o HD externo seja utilizado em um computador sem programas de segurança eficientes, eles podem danificar seus dados e ainda colocar outros PCs em risco.

E não se pode esquecer que o HD externo é uma mídia física, que está sujeita a quedas, roubos e perdas, além de ficar exposta à poeira, água e outros elementos que podem afetar seu funcionamento.

Alternativas mais seguras

Se o HD externo pode provocar mais dores de cabeça do que sensação de tranquilidade, não se preocupe. Existem meios mais seguros e eficientes de fazer o backup de seus arquivos, como o backup online e o armazenamento em nuvem.

Precisa de um backup eficiente e seguro de seus arquivos e sistemas? Entre em contato com a gente! Temos a solução ideal para a sua empresa.