Quais problemas de segurança as organizações devem levar em consideração para proteger seus dispositivos e dados?

Quais problemas de segurança as organizações devem levar em consideração para proteger seus dispositivos e dados?

A segurança é um fator indispensável no mundo corporativo. Isso porque há uma série de problemas nesse sentido que podem comprometer dados e dispositivos, trazendo sérias consequências para a empresa. Estão aí incluídos desde os problemas de infraestrutura até informações sigilosas que não estão seguras.

Mas, como identificar e resolver essas situações? A Convex trata, neste artigo, quais problemas de segurança as organizações devem levar em consideração para proteger seus dispositivos e dados, orientando os gestores e profissionais de TI sobre as medidas corretas para não comprometer as rotinas produtivas organizacionais.

Plano de disaster recovery
O disaster recovery (recuperação de desastres, em português) é um plano de contingência que abarca a segurança tanto dos dados quanto dos dispositivos. Basicamente, é uma forma de a empresa estar preparada para qualquer tipo de desastre, sejam eles naturais – como incêndios e inundações – ou criminosos, como roubo e extravio de servidores.Esse é um problema de segurança que muitas organizações negligenciam e deve ser levado em consideração como uma das principais formas de proteger dados e dispositivos. A orientação é a de hospedar os servidores externamente através de serviços como o Colocation Data Center da Convex, ou possuir um bom plano de contingência interno.

Falta de backups
Pense na seguinte situação: uma instituição financeira perde todos os dados e informações dos clientes. Para piorar, não há nenhum outro local onde estes dados estejam presentes. É bem provável que a organização vá à falência, além de ter que pagar multas pesadas para seus clientes. Essa é uma situação de falha na segurança que pode ocorrer quando a empresa não utiliza de backups.
Não ter cópias de arquivos, documentos e dados em servidores externos é um contratempo mais comum do que muitos imaginam. Para proteção contundente de dados e dispositivos é preciso ter uma política de backup, principalmente hospedada em servidores externos ao negócio, garantindo rápida recuperação em caso de falha da segurança.

Ambientes sem criptografias
O número de cibercriminosos só aumenta. Eles buscam desde o benefício próprio, roubando dados preciosos das empresas sem que elas percebam, até mesmo ‘diversão’. Isso precisa ser coibido, pois é um dos principais problemas de segurança do ambiente digital. A principal solução nesse caso é guardar os dados em um local com criptografia.
Servidores externos baseado em cloud computing (computação em nuvem) são os métodos mais eficazes, independentemente do tamanho da organização. Eles impedem que usuários maliciosos possam roubar dados ou comprometer os dispositivos das empresas. Isso porque é praticamente impossível decifrar informações criptografadas.

Hospedagem integralmente interna
Manter 100% dos dados e utilizar apenas os dispositivos da própria organização é uma das mais graves falhas de segurança. Principalmente para empresas que possuem alto volume de informações diárias, qualquer problema nos servidores internos ou roubo de dados pode comprometer toda a rotina do negócio.
Para isso, é preciso buscar tanto as soluções descritas acima, como empresas que façam o gerenciamento de servidores redundantes, hospedados em vários lugares e que mantenham uma alta segurança de dados e dispositivos. Além de mais seguros, o valor é menor que manter uma infraestrutura própria.
Sabendo dos problemas de segurança que as organizações devem levar em consideração para proteger seus dispositivos e dados, que tal resolver isso agora mesmo? Conheça os serviços da Convex e entenda como nossa experiência de mais de duas décadas de mercado pode te ajudar a deixar sua organização ainda mais segura.