Como ativar o SSL em sua Hospedagem de Site?

Como ativar o SSL em sua Hospedagem de Site?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um certificado digital de segurança que se tornou padrão mundial para troca de informações sigilosas na internet.

Ao acessar a internet o usuário consegue perceber se o servidor é habilitado com o protocolo SSL se no início da URL tiver a sigla “https”. Esse “s” no final significa “secure” ou “segurança”, em português.

O SSL faz com que a conexão se torne segura, possibilitando assim a troca de informações sigilosas como senhas, dados de cartão de crédito e bancários, CPF e outros.

Ativando o SSL no seu site

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e receoso ao informar seus dados pessoais pela internet. Por isso, se você tem um site ou uma loja virtual, a primeira medida a ser tomada é instalar o certificado SSL.

Ao se conectar a um servidor SSL, o navegador solicita, automaticamente, um certificado digital da Autoridade Certificadora. Ela vai autenticar a identidade do servidor para garantir a segurança e o sigilo das informações.

A partir daí, o navegador vai criptografar todas as informações que são enviadas do seu computador antes de chegarem ao computador de destino. Quando a mensagem chega a um servidor seguro, ela é decifrada por meio de uma chave secreta.

Para instalar o SSL em sua hospedagem de site é necessário requerer uma Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR) à autoridade certificadora. Esse arquivo possui as informações sobre o domínio e do servidor onde o certificado deve ser instalado.

Existem certificados SSL que são pagos e outros que são gratuitos. A instalação do SSL em seu domínio pode ser feita de forma automática ou pode ser solicitada para o seu provedor de hospedagem.

Após completar a instalação, é preciso configurar o protocolo HTTPS em seu site para abrir a URL. Existem plataformas online onde é possível realizar esse procedimento. 24 horas depois da alteração do seu DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios), o servidor verifica seu certificado SSL, se for constatado que você não possui um certificado ativo, ele vai fazer a instalação automática do seu SSL. Ou, se você já possuir um certificado, mas ele estiver vencido, o servidor irá renová-lo.

Qual é a importância de implementar o SSL?

O principal motivo para instalar o certificado SSL é prezar pela segurança das informações em seu site. Além dos seus clientes se sentirem seguros para enviar seus dados através do seu site, com o SSL a sua página na web não será bloqueada para abrir por não ser segura. Como acontece com alguns sites que não possuem o protocolo HTTPS.

Outra característica importante é que o SSL consegue autenticar os dados dos clientes de forma que uma pessoa não consegue se passar por outra que tenha acesso restrito.

Com a tecnologia SSL as informações do seu site e dos seus visitantes estarão sempre resguardadas.