Como ter maior controle de sua infraestrutura de TI com data center virtual?

Como ter maior controle de sua infraestrutura de TI com data center virtual?

Uma empresa que não investe no seu setor de TI está fadada ao fracasso. Vivemos tempos em que a tecnologia da informação se tornou parte fundamental do nosso dia a dia, seja no âmbito profissional ou privado. No ambiente empresarial, provavelmente em algum momento a infraestrutura de TI vai se transformar no centro nervoso do seu negócio. Se ainda não é assim, acredite que pode acontecer em um futuro próximo.

Quanto a isso, vale lembrar que para pequenas e médias empresas a típica estrutura física de TI vem perdendo espaço para serviços de armazenamento em nuvem, culminando nos Data Centers virtuais (DCV). Os DCVs já provaram ser uma solução mais adequada para obter um melhor controle da sua estrutura de TI. Com isso, não apenas os seus servidores irão funcionar na nuvem, mas toda a infraestrutura de dados da sua empresa também será virtual. Para entender melhor como isto funciona, e as vantagens dessa solução, continue a leitura.

 

O que é um Data Center

Antes de definir o que é um Data Center, é preciso definir o conceito de armazenamento em nuvem. De forma bem resumida, o que acontece aqui é que ao invés de armazenar os seus dados em equipamentos como HDs e servidores físicos, usam-se servidores virtuais que permitem compartilhar e guardar os seus arquivos através da internet.

Com isso o armazenamento em nuvem, ou Cloud Computing, oferece não só comodidade, mas também segurança para o seu empreendimento. Isso porque além de possuir um serviço de backup mais funcional, também se trata de uma solução mais barata. Afinal, o custo de manutenção para uma infraestrutura de um servidor e Data Center físico é muito mais elevado.

O Data Center Virtual, por sua vez, não é apenas um servidor virtual para armazenamento. Através dele você pode integrar servidores, que de outra forma estariam isolados, gerenciando a sua rede como melhor desejar. O software utilizado permite que o seu Data Center funcione da mesma forma que a sua contraparte física. Com perfeita integração de armazenamento, rede e inclusive o uso de um firewall, switch ou rack isolado para os seus servidores.

 

Quais os benefícios de um DCV

A vantagem imediata de se utilizar um Data Center Virtual reside no fato de que a única exigência para que a sua empresa contrate este serviço é possuir uma conexão de banda larga com a internet. O que é muito mais barato do que manter uma estrutura física de Data Center, como já mencionamos. E a principal razão é que essa precisa de constante manutenção e atualização para funcionar adequadamente. Além disso, também é necessário manter uma infraestrutura de energia ininterrupta para sustentar o sistema e não perder ou corromper arquivos.

Um resultado imediato de virtualizar o seu Data Center, é liberar a sua equipe de TI do serviço de manutenção, permitindo que haja um maior foco em melhoria de processos e produtos. E como o DCV é montado de acordo com as necessidades dos clientes, você pode customizar o serviço, alocando apenas o que precisar usar em termos de CPU, memória e de tráfego na internet.

Isso permite também, de forma indireta, liberar a sua estrutura física, abrindo lugar na sua empresa para uma melhor organização do espaço de trabalho, e talvez até a contratação de mais funcionários. O que significa que o seu negócio pode não apenas economizar capital, mas também passar a gerar ainda mais lucro no seu campo de atuação a partir da liberação de recursos de TI.