O que é data center e qual o melhor tipo para sua empresa?

O que é data center e qual o melhor tipo para sua empresa?

Certamente, quem já assistiu filmes como Matrix, de 1999, entre outros, talvez saiba o que é um data center. Ou você vai dizer que não se lembra de uma cena épica de Matrix, cujo personagem Neo é colocado dentro de uma grande máquina de aprendizado? Mas se você ainda não assistiu ou não lembra, não se preocupe!

Diremos a você o que é um data center e qual o melhor tipo para sua empresa.

 

Saiba o que é data center

Data center é um local destinado ao processamento e armazenagem de dados. Alguns especialistas definem um data center como o cérebro da organização.

Ele concentra grande quantidade de equipamentos que servem para processar e armazenar dados. A depender do tamanho do empreendimento, os equipamentos podem ter tamanhos diversos.

Condicionado, portanto, ao tamanho do empreendimento, um data center pode acolher dezenas, centenas ou até mesmo milhares de servidores e outros equipamentos como roteadores, switches, etc.

 

Para que serve um data center, além de processar e armazenar dados?

Em geral, como dissemos, um data center é utilizado para processar e armazenar dados de forma adequada, rápida e confiável, para que a organização possa utilizar esses dados de maneira oportuna. Mas não só isso.

Ele também tem a função de fazer com que uma organização não tenha os seus serviços afetados. Assim, ele age como uma espécie de suporte que garante continuidade aos serviços comuns de uma empresa, como, por exemplo, o serviço de atendimento ao cliente, que exige consulta ao banco de dados para verificar informações a respeito do mesmo.

Descubra qual é o melhor tipo de data center para a sua empresa

Com o avanço da tecnologia e da informatização, há, atualmente, diversos tipos de data center no mercado e cada um possui certa complexidade. Confira e descubra qual é o melhor para a sua empresa.

 

  1. Data center – Edifícios multidisciplinares

Esse é um dos modelos mais comuns e está presente em diversas empresas. Possuindo menor porte, quando comparado, por exemplo, ao tipo de data center de missão crítica, eles podem ser projetados no interior da própria organização.

Geralmente, ele é isolado em uma sala chamada de sala cofre, evitando assim que pessoas não autorizadas tenham acesso aos equipamentos.

É indispensável para empresas que operam com sistemas de gestão, logísticas, vendas de produtos e serviços, etc.

 

  1. Data center – Missão Crítica

Esse modelo ocupa prédios inteiros que são construídos justamente para acolhê-los. Os ambientes do prédio são projetados para garantir alta eficiência ao data center.

Geralmente, por se tratar de um Centro de Processamento de Dados que custa uma fortuna, é recomendado para operações complexas e que tenham como negócio principal os serviços que um data center pode oferecer.

 

  1. Data center pré-fabricado

Trata-se de um modelo de data center fabricado previamente. Nesse tipo, há duas opções disponíveis: outdoor e indoor.

As duas opções podem ser instaladas em espaços pequenos e áreas menos valorizadas da empresa, como estacionamento, por exemplo.

Ele possui basicamente as mesmas funcionalidades dos modelos de data center apresentados anteriormente. Porém, se distingue por se tratar de um tipo que pode facilmente ser movimentado de um lugar para o outro.

Além disso, podem ser montados em dias, pois são testados pelas empresas que os vendem. É uma solução adequada para pequenas e médias empresas.