O que é CDN e como ela pode ajudar seu site?

O que é CDN e como ela pode ajudar seu site?

Muito mais do que somente o conteúdo, o desempenho de um site também é levado em consideração na hora do rank. Uma boa velocidade de carregamento das páginas e otimização do seu desempenho é uma obrigação. Esse é um dos motivos pelo qual a pergunta de o que é a CDN é cada vez mais recorrente entre os desenvolvedores, além de como ela pode ajudar o seu site.

Rede de Fornecimento de Conteúdo

Ao acessar qualquer site na internet o conteúdo dele é baixado temporariamente para o seu computador. Para que isso seja mais rápido e eficaz, os desenvolvedores hospedam seu conteúdo em servidores espalhados, fazendo com que a distribuição aconteça de forma eficaz independentemente de onde o acesso for realizado, conforme a demanda.

O nome dessa rede de servidores é CDN, abreviação para Content Delivery Network (ou Rede de Fornecimento de Conteúdo). Ela armazena réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e as conecta ao servidor mais próximo, diminuindo o tempo de transferência dos dados, a latência.

Como a CDN pode ajudar seu site?

Com a redução do tempo para completar as transferências, a CDN é uma solução mais barata do que manter uma estrutura própria, especialmente se o público-alvo do site está espalhado em diversas regiões do mundo.

Mas, além do preço, essa rede de fornecimento também oferece algumas melhorias, como:

– Maior velocidade e desempenho – O servidor está mais próximo do usuário, então seu tempo de resposta é muito menor. Também há um aumento de performance geral do site uma vez que o servidor processa somente uma cópia das páginas estáticas e não o conteúdo dinâmico.

– Capacidade para lidar com muito tráfego – Essa rede tem preparo para lidar com muito mais tráfego do que um servidor com hospedagem compartilhada.

– Proteção contra scripts maliciosos e ataques DDoS – Oferece vários mecanismos de proteção contra bots, scripts maliciosos, tráfego com origens desconhecidas e ataques DDoS, mantendo ainda assim uma disponibilidade alta no processo porque está presente ao mesmo tempo em vários datacenters diferentes.

No começo esse recurso era usado somente para armazenar e distribuir conteúdo multimídia. Assim, o servidor de hospedagem armazenava apenas a parte lógica do site e deixava a parte mais pesada do conteúdo para uma CDN. Entretanto, seu uso evoluiu para armazenar cópias completas de sites e aplicações, incluindo o código-fonte.

Otimize o seu site agora!

Escolher uma CDN pode ser inteligente e necessário, considerando as vantagens que essa rede de fornecimento de conteúdo proporciona. Se você quer estar preparado para receber mais tráfego com um site que entrega um desempenho maior e que tem proteção contra ameaças, esta é certamente uma boa opção para levar em consideração.

E é por isso que a Convex possui com uns dos melhores datacenters, contando com alta performance, monitoramento ativo, sigilo, privacidade e atendimento ao cliente com um suporte técnico especializado via telefone, para que você e seu site não tenham nenhum problema ao lidarem com um grande tráfego de pessoas e informações.