Server Cloud Gerenciado: Entenda o que ele é e como funciona

Server Cloud Gerenciado: Entenda o que ele é e como funciona

O conceito de cloud computing, a famosa computação em nuvem, está cada vez mais inserido no ambiente das corporações que já entenderam as necessidades do mercado. Isto basicamente consiste em transferir dados e sistemas que antes ficavam armazenados em um computador pessoal para a chamada nuvem, permitindo o acesso a todas essas informações através de outros computadores ou até mesmo por celulares.

Esta aplicação deu origem a outros conceitos, como o server cloud gerenciado (ou gerenciamento de servidores em nuvem). Mas qual o seu conceito e como esse gerenciamento funciona na prática?

A importância da computação em nuvem

Antes de chegar ao server cloud gerenciado, é preciso contextualizar com mais clareza. A computação em nuvem já é realidade. Como dito, serviços de computação como armazenamento, bancos de dados e softwares deixaram de sobrecarregar discos rígidos para estarem disponíveis na internet. Uma empresa de hospedagem normalmente é contratada para se encarregar do funcionamento desse serviço.

Os benefícios deste sistema são visíveis. Além de permitir acessos a qualquer momento e de qualquer lugar, a tecnologia também estimula a rotina de home office (já que não é preciso estar em uma máquina específica para acessar as informações), reforça a segurança dos dados e também organiza as plataformas em um único lugar.

Mas bem, a solução para os sistemas da sua empresa não é simplesmente contratar uma plataforma com esse tipo de serviço. É aqui que entra o conceito do gerenciamento de servidores em nuvem.

Como funciona?
Um sistema de gestão na nuvem permite toda essa praticidade. No entanto, se você contratar um cloud server puramente, você será responsável pelo monitoramento, solução de backup e suporte, ou seja, precisará de uma equipe para administração, configurações, atualizações e outras atribuições básicas. Com o server cloud gerenciado, tudo isso passa a ser responsabilidade da própria empresa de hospedagem.
O que isso significa? Significa que sua equipe de TI não terá sobrecarga em relação a esse monitoramento e poderá direcionar seus esforços a estratégias mais práticas de crescimento. Se o suporte especializado faz todo o acompanhamento, você economiza não apenas tempo, mas também gastos com servidores, já que otimizar o funcionamento de um software gera custo e, em muitos casos, ineficácia na velocidade do serviço.

Referência em gerenciamento
Uma das empresas especializadas em cloud server gerenciado é a Convex. Trata-se de um datacenter que oferece serviços de tecnologia na nuvem, como o próprio gerenciamento de servidores em nuvem, mas também hospedagem de sites, servidor de e-mail dedicado, e-mail marketing e link de internet corporativa.

Além de evitar que a sua empresa retarde seu crescimento por conta da alta demanda por infraestrutura de tecnologia, a Convex também oferece um atendimento ao cliente que é rápido e prático. Isto porque o atendimento e a negociação são todos em português e há um suporte técnico especializado via telefone, sem a necessidade de passar por operadores de call center, como de praxe.

Desta forma, a computação em nuvem traz benefícios como acessibilidade e velocidade, mas por si só não basta. É preciso otimizar as demais operações, e o server cloud gerenciado cuida de tudo.