Painel de controle de hospedagem: Entenda sua importância

Painel de controle de hospedagem: Entenda sua importância

O objetivo da tecnologia é sempre facilitar a nossa vida, agilizar e automatizar os processos. A hospedagem de sites, por si só, já é uma forma de facilitar ainda mais a comunicação com o cliente. Ter a sua página na rede é fundamental para ajudar na divulgação dos serviços, aumentar o alcance da marca e o engajamento com o público. Graças a hospedagem, todos podem aproveitar essas vantagens. O painel de controle de hospedagem é um recurso muito importante, para facilitar ainda mais a vida.

O que é e para que serve o painel de controle de hospedagem?

Os painéis de controle de hospedagem são uma forma de automatizar um trabalho manual. Sem esse recurso, qualquer alteração teria que ser feita através da linha de comando, ou arquivos de texto, usando códigos de programação.

Muitas pessoas não têm esse conhecimento, afinal não é a sua função, e é exatamente por isso que contratam serviços de hospedagem. E mesmo para quem sabe, o processo através do painel de controle é muito mais rápido e prático.

Por isso, o painel é um ambiente virtual com diversas funcionalidades específicas para auxiliar na hospedagem dos sites. Esse ambiente é projetado para ser bem visual e intuitivo, garantido que o uso seja fácil e rápido.

Algumas das funcionalidades mais comuns são:

  • Controle de contas de e-mail
  • Aplicativos
  • Controle de domínios
  • Armazenamento de arquivos
  • Controle de dados
  • Backup
  • Certificados de segurança

Podem existir outras funções, de acordo com o painel e com a sua necessidade.

Automatizando e facilitando o trabalho

O painel de controle é tão importante por dois motivos básicos.

O primeiro é que, como dito acima, qualquer alteração teria de ser feita através de um prompt de comando, usando uma linha de código muito difícil de implementar. Isso significa que as empresas teriam poucas opções:

Ter um conhecimento interno para mudar os códigos por contra própria, contratar um funcionário extra para cuidar dessa parte ou, possivelmente, abrir mão de ter um site. Por exemplo: os blogs são uma ferramenta importante da comunicação e da estratégia de marketing de uma empresa. O upload de cada artigo seria trabalhoso de uma forma difícil até de entender. Com o painel de controle, você pode colocar o arquivo, usar alguns comandos básicos e pronto. Problema resolvido.

A perda de recursos avançados

O painel de controle também permite uma grande quantidade de recursos avançados, que facilitam muito o trabalho. A integração com outras ferramentas, por exemplo, permite que o trabalho seja muito mais completo e que as informações possam ser usadas de maneira imediata.

Um exemplo disso são as estatísticas de uso. O painel exibe um resumo das estatísticas tanto do serviço, como do próprio site.

Você pode acompanhar o andamento do seu plano, quanto espaço você ainda tem para subir arquivos e todas as informações referentes a hospedagem. Mas, mais interessante do que isso até, você pode acompanhar as estatísticas do próprio site, como o número de visitantes, quantas páginas eles visitam e de onde eles vieram. Todas essas informações são fundamentais para ajudar a entender a saúde do site.

O painel de controle é uma ferramenta fundamental que permite que qualquer pessoa tenha o seu domínio e consiga fazer alterações nele, sem maiores problemas. Além disso, com todos os recursos que o acompanham, ele pode ajudar a melhorar ainda mais o trabalho.