Conheça a importância do backup online para a segurança do seu site.

Conheça a importância do backup online para a segurança do seu site.

Hoje em dia, manter um site se tornou uma atividade bastante comum, seja para fins institucionais ou pessoais. Nessa plataforma, as pessoas costumam adicionar diversos tipos de conteúdo constantemente, principalmente imagens e vídeos.

Muitas delas, porém, não se preocupam com uma questão fundamental: se, por algum motivo, esse site sair do ar, o que acontece com todos os dados e arquivos? Em alguns casos, são meses e até anos de trabalho que, de uma hora para a outra, são perdidos e dificilmente podem ser recuperados.

A menos, é claro, que você faça uma cópia dos seus arquivos. Mas como isso funciona? Onde é possível fazer esse tipo de operação? Confira a seguir algumas informações sobre o backup online e a sua importância para a segurança de qualquer site.

 

O que é backup online?

Você provavelmente já ouviu falar em backup, mas você sabe o que isso significa? Backup nada mais é do que uma cópia que você faz de um ou mais arquivos para que, caso eles se percam, seja possível recuperá-los com facilidade e de uma fonte segura. O termo backup, aliás, significa, exatamente, cópia de segurança.

Quando falamos em backup online, portanto, estamos nos referindo a uma cópia dos seus arquivos, porém com uma diferença: elas são armazenadas na nuvem, ou seja, na internet.

 

Por que fazer backup online do seu site?

Qualquer página na internet está sujeita a problemas que podem fazer com que ela saia do ar, desde o ataque de hackers e vírus, até a inserção de um comando errado. É por isso que criar uma rotina de backup dos arquivos, dados e informações dos visitantes do seu site pode ser uma atitude extremamente vantajosa.

Quando você cria esse hábito, está garantindo que, caso algo aconteça ao seu site e ele deixe de existir, os seus arquivos poderão ser recuperados com muito mais facilidade. Muitas empresas já entenderam a importância de realizar backup online dos seus dados e praticam isso no seu dia a dia, o que pode, inclusive, evitar enormes prejuízos financeiros.

Além do mais, o backup online te permite visualizar as cópias salvas de qualquer lugar e a qualquer momento, assim como possibilita que você recupere os arquivos rapidamente. Outra vantagem do backup online é que você não corre o risco de perder também a cópia dos arquivos, como acontece com um HD externo ou outra mídia física.

O ideal é que seja realizado um backup a cada vez que os arquivos e dados sofrerem atualizações. Dessa forma, o conteúdo salvo será o mais recente e você não corre o risco de perder as modificações que realizou nele. Para sites que trabalham com uma grande quantidade de arquivos, como os de empresas, é recomendando um backup diário, mas a frequência pode variar.

Se você possui um site, comece hoje mesmo a se preocupar com a segurança dos arquivos nele contidos. Faça um backup online de todos os conteúdos com frequência, o que irá garantir a segurança dos seus dados e facilitar a sua vida, caso a página saia do ar. Afinal, quando isso acontece, quase sempre é um processo irreversível.