Como utilizar a virtualização para reduzir os custos da sua empresa?

Como utilizar a virtualização para reduzir os custos da sua empresa?

Qual empresa que não necessita de lucro para poder se manter no mercado, no qual se mantém cada vez mais competitivo? E é exatamente por isso que o lucro é normalmente dependente de inúmeras variáveis como receitas pela venda do serviço ou produto, custos de estoques e custos operacionais.

É necessário encontrar alternativas a partir das quais seja possível aumentar o lucro e reduzir custos operacionais, e dessa maneira, encontrar uma maneira eficiente, sempre de olho no aumento da produtividade do seu negócio e claro, gastando pouco para isso.

Atualmente, uma grande arma para as empresas, que desejam aumentar seus lucros, gastando pouco, é através da virtualização. Tecnologia que consegue realocar diferentes recursos de hardware, para serem utilizados virtualmente, fazendo com o que o custo de equipamentos e infraestrutura, sejam altamente reduzidos.

Hoje explicaremos como você pode utilizar a virtualização em sua empresa, para reduzir seus custos e aumentar seus lucros. Confira.

O que é a virtualização e como ela realmente funciona?

A virtualização, é uma tecnologia que se baseia no gerenciamento e armazenamento dos dados de sua empresa, através de uma máquina virtual, não necessitando haver a limitação de somente um computador para isso.

Existem diferentes formas para se aplicar a virtualização em sua empresa. Destacaremos, a seguir, as mais comuns em ambientes empresariais:

– Virtualização de servidores e sistemas operacionais

Através da utilização de softwares específicos, sua empresa poderá executar inúmeros sistemas operacionais, conhecidos como “máquinas virtuais”, efetuando o serviço como somente um único computador o faria.

– Armazenamento ou Storage

Isso vai permitir o reconhecimento de inúmeros equipamentos e efetuar o gerenciamento como se fosse apenas um. Dessa maneira, será possível a utilização de maneira mais eficiente da capacidade total de armazenamento, conseguindo assim centralizar todo o gerenciamento dos dados de sua empresa, melhorando por completo o quesito backup de sua empresa. Também diz respeito ao armazenamento em nuvem, onde você poderá ter diferentes dados de sua empresa armazenados, podendo ser acessados de onde você estiver e quando quiser.

– Rede

Através da virtualização de rede, sua empresa poderá dividir uma rede física em várias outras camadas lógicas, e cada uma delas poderá ser utilizada para um objetivo diferente. Dessa maneira, você terá uma utilização muito mais eficiente de toda sua rede.

– Aplicação

Com essa facilidade, você poderá instalar um aplicativo com diferentes bibliotecas em um ambiente completamente virtual. Sendo assim, será possível acessar este mesmo aplicativo de onde desejar, quando desejar, não havendo a necessidade de ser instalado em cada uma das máquinas de sua empresa.

É uma excelente opção para empresas que utilizem inúmeros aplicativos e, principalmente, para instituições de ensinos como colégios e universidades.

– Desktops

Muito parecida com a virtualização de servidores, essa facilidade irá permitir que você execute o sistema operacional do seu desktop por meio de uma máquina virtual. Para isso, normalmente é necessária uma grande capacidade de memória e processamento, e a melhor saída é a utilização de um data-center, que centraliza todo o processamento de dados de sua empresa.

Caso você tenha interesse de virtualizar a sua empresa, conte com a Convex, empresa especializada em serviços tecnológicos. Somos um data-center especializado em serviços de tecnologia na nuvem. Entre em contato agora mesmo e nos solicite um orçamento!