Porque seu site precisa de CDN?

Porque seu site precisa de CDN?

Content Delivery Network otimiza o uso da internet e melhora resultados para sua página

Atualmente, a internet possui bilhões de usuários em todo o planeta. Isso quer dizer que, ao passo que do Brasil é imaginável acessar conteúdos direto da China, também é possível fazer o caminho oposto. Mas se engana quem pensa que todo o conteúdo visualizado de páginas ou de arquivos do outro lado do planeta vem diretamente de lá. Há uma tecnologia chamada CDN – Content Delivery Network, ou então Rede de Distribuição de Conteúdo, como indica a tradução, que otimiza este processo,  permitindo que os conteúdos visualizados em uma página da Web estejam hospedados em diversos lugares do mundo e possam ser baixados rapidamente sem grandes problemas.

O que acontece com o uso de uma CDN é que, ao acessar os conteúdos, o dispositivo irá encontrar na web os servidores mais próximos e mais seguros de onde se possa fazer o download do conteúdo, diminuindo assim a latência do processo, proporcionando uma melhor experiência de navegação, evitando erros e garantindo a segurança de sua conexão. Isso é chamado de conteúdo distribuído, em que há servidores em todos os continentes que disponibilizam o conteúdo, permitindo maior estabilidade na conexão. Conte ainda com as tecnologias Mirage, Polish, SPDY, os certificados digitais SSL e a tecnologia WAF para garantir uma melhor experiência no acesso ao seu conteúdo distribuído.

Ao contratar uma CDN é exatamente isso que seu site fará. Seus conteúdos (content) serão distribuídos por toda a rede (network) para que possam ser entregues (delivery) de maneira satisfatória aos usuários que têm acesso à sua página. Independentemente de onde o acesso for realizado pelo usuário, ele poderá visualizar o seu conteúdo sem prejuízos, erros e com agilidade. Seu conteúdo ficará hospedado em diversos servidores do mundo todo como forma de memória Cache, o que, no momento do acesso, sana os problemas que podem ser causados em decorrência das diferenças de conexão entre a região da emissão e do recebimento dos dados.

Dessa forma, se você deseja ter um site com um bom engajamento, com um número considerável de visitas e interação com o seu público, a CDN é fundamental pois é ela que garante que o seu conteúdo chegue, a todos os mais distantes lugares, de maneira fácil e rápida. Isso pode até parecer apenas um detalhe, mas é de grande importância. Com a grande variedade de opções que a internet oferece, se o seu site apresentar qualquer problema no carregamento, o seu visitante irá, em poucos segundos, encontrar outra versão do site, armazenado em outro local da CDN. Por isso, o seu site precisa urgentemente de uma CDN para se manter sempre ativo e disponível em qualquer parte, para todos os seus públicos.

Além disso, acaba sendo também a opção mais barata, reduzindo consideravelmente os seus custos. Isso porque quando você opta por contratar uma CDN ao invés de manter a sua própria estrutura, você consegue reduzir consideravelmente os seus gastos. Dessa forma, com um investimento que cabe dentro do seu orçamento, você consegue ter um site eficiente e bem visitado, que satisfaz o interesse do seu público, aumentando assim, as chances de você conseguir melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, ficando entre as primeiras opções.