Quais as vantagens de poder contar com um Datacenter Brasileiro?

Quais as vantagens de poder contar com um Datacenter Brasileiro?

Para muitas empresas, é no ambiente virtual que tudo é armazenado. Os sistemas que sustentam o negócio, as planilhas financeiras, a hospedagem de sites e servidores de e-mail, entre muitos outros. Tais plataformas, tão cruciais como são, têm migrado de servidores locais, dentro da própria empresa, para serviços de cloud computing e armazenamento através de datacenters.

Os motivos para isso são variados: a mobilidade de poder acessá-los de qualquer dispositivo, não só o computador central, a segurança de não perder dados para roubos e acidentes, a simplicidade de organização das plataformas em um lugar só, entre outros fatores. Pois bem, uma vez convencido de que essa é a melhor solução para os sistemas da sua empresa, pode achar que é só contratar uma empresa que não terá diferença, mas isso não é verdade.

Um ponto que muitos esquecem é a respeito de onde o datacenter está localizado. Não é porque o acesso é virtual que o local físico do datacenter não importa. Existem diferenças entre servidores estrangeiros e brasileiros que podem fazer toda a diferença para o resultado do serviço adquirido.

Para entender melhor, confira as vantagens de contar com um datacenter brasileiro na hospedagem da sua empresa!

Velocidade

Dados armazenados com a tecnologia da nuvem podem, de fato, ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Porém, é importante saber que existe um processo de transmissão entre sua localização e a do datacenter, e o tempo para que isso aconteça é definido pela distância física entre eles, a chamada latência. Em servidores externos, essa diferença faz com que a informação demore mais para chegar a ponto de ser notável para o usuário. Por mais que não seja uma demora absurda, já que estamos falando da velocidade da internet, os poucos segundos de atraso para carregar sites ou obter dados do sistema faz toda a diferença em um mundo virtual, competitivo e a toda velocidade onde cada segundo importa.

Custo

Contratar um datacenter no exterior já foi mais vantajoso e barato, mas não é mais o caso. A qualidade dos servidores brasileiros aumentou e já equipara à concorrência estrangeira, fazendo com que qualidade não seja mais um fator relevante. No quesito preço, os servidores nacionais saem ainda mais na frente. Primeiro por causa da forma de pagamento: pagar com a moeda nacional é mais seguro e estável do que pagar em dólar e ficar à mercê da flutuação do câmbio – principalmente em momentos de crise e disparada de dólar atual. E, segundo, pelo imposto, recentemente aumentado para serviços de datacenters estrangeiros, visando valorizar os fornecedores nacionais dessas plataformas, tornando-as ainda mais em conta.

Atendimento

A relação entre empresa e datacenter é sempre de longo prazo. Enquanto utilizar o serviço, a comunicação com o fornecedor será constante, seja para resolver problemas, seja para garantir a manutenção da ferramenta. Nessa questão, os servidores nacionais facilitam já que o diálogo será inteiramente em português, evitando problemas de comunicação. E ainda, as matérias jurídicas são resolvidas mais facilmente, já que ambas empresas estão sobre as mesmas leis, simplificando as questões burocráticas que poderiam surgir entre datacenter estrangeiro e empresa brasileira.