Cloud Backup: Quais os benefícios que esse sistema traz para as empresas?

Cloud Backup: Quais os benefícios que esse sistema traz para as empresas?

Na chamada era digital, a informação acaba sendo um dos centros estratégicos das empresas. E, por isso, precisam cuidar delas como um capital importante para o próprio crescimento. Por causa disso, surgiram diversas formas de fazer backup. E a tecnologia sempre evolui para trazer recursos ainda melhores às companhias.

O backup em nuvem é um exemplo dessas tecnologias que surgem e mudam tudo. E pode ter certeza que você ainda vai ter muitas vantagens com ela. Vamos saber como e por quê.

Como funciona o armazenamento em nuvem

Os sistemas em nuvem (cloud computing, em inglês) estão revolucionando o planejamento das empresas. Essa nova tecnologia muda a forma de armazenar dados e administrar os negócios. Agora é possível passar todo o volume de informação para a internet na “nuvem”.

Com isso, as empresas ganham em economia, porque dispensam muitos gastos que tinham antes com estrutura. Graças a essa e outras vantagens, o serviço se popularizou.

Entre as facilidades mais comuns da computação em nuvem, está o backup. Você pode armazenar tudo o que precisa na internet, sem precisar contar com hardware. Abaixo vamos ver os benefícios do cloud backup para seu negócio.

Flexibilidade

Sistemas físicos de backup dependem de espaço para armazenamento. E quanto mais dados você tiver, mais recurso físico irá precisar. Além disso, você precisa gastar com manutenção e adaptação dos componentes para as situações do dia a dia.

Com o backup em nuvem, você dispensa tudo isso. Você poderá adaptar o serviço à quantia de dados que sua empresa possui para fazer backup. Além disso, ele acompanha o crescimento da sua empresa, sem que você precise gastar com estrutura física e funcionários caso cresça.

Economia

O backup em nuvem oferece o melhor que há disponível em termos de custo-benefício. Afinal, você reduz o gasto com hardware, espaço físico e até mesmo com funcionários de TI. A flexibilidade do serviço dispensa a aquisição de novos componentes que diminuiriam o lucro da empresa.

Acessibilidade

Se o servidor físico for desligado, o acesso é impedido. O backup em nuvem não tem esse problema, porque não importa onde você esteja, será possível acessar os dados que precisa. Como eles ficam na rede, basta ter acesso à internet para realizar o acesso.

Segurança

O armazenamento em hardware é uma maneira segura de manter seus dados sem risco. No entanto, ainda há a possibilidade de perder o drive ou danificá-lo. Nesses casos, você precisa gastar com novos dispositivos ou contratar alguém para tentar consertar o problema. No entanto, se você tem o armazenamento online, não precisará disso, uma vez que está tudo lá na rede, protegido por rígidos sistemas de firewall.

Serviço ilimitado

Conforme o tempo passa, a empresa vai acumulando mais informações. Ou seja, quanto mais velha é a organização, mais de drives vai precisar. Como consequência, precisará também de mais recursos físicos para armazenamento. E, com isso, vêm mais gastos para a empresa.

O cloud backup dispensa tudo isso porque você simplesmente tem um serviço ilimitado. Você pode armazenar toda a informação da empresa, e mesmo que aumente o volume de dados em duas vezes por semana, sempre terá a garantia de que poderá fazer o backup.