Qual é ao melhor tipo de nuvem para a sua empresa? (Pública, Privada e Híbrida)

Qual é ao melhor tipo de nuvem para a sua empresa? (Pública, Privada e Híbrida)

Até pouco tempo, a computação em nuvem não era reconhecida como tendência. Hoje, o cenário mudou e boa parte das empresas entende que é necessário ter uma boa infraestrutura na nuvem. No entanto, muitos empreendedores ainda não sabem qual é o melhor tipo de nuvem para a sua empresa: Pública, Privada ou Híbrida.

Este é o seu caso? Neste post, nós trazemos uma explicação detalhada sobre as principais características destes três modelos de computação em nuvem. Assim, você saberá fazer a escolha do serviço mais adequado para o seu negócio. Confira!

Tipos de nuvem e suas principais características

Nuvem Pública: Tipo mais utilizado nas companhias e também o mais barato, a Nuvem Pública é o modelo que melhor se adéqua ao uso de software como serviço (SaaS), além de possibilitar o aumento da capacidade de armazenamento.

Desta forma, as aplicações são fornecidas em um espaço virtualizado disponível através da Internet, estabelecido usando ferramentas incorporadas e compartilhadas. Além do mais, o provedor faz uso da internet para disponibilizar os recursos para seus consumidores, sendo cada um com seus graus de acesso deliberados.

Seu baixo custo está relacionado ao fato de os aplicativos, hardwares e banda estarem cobertos pelo provedor. Sendo assim, a companhia paga apenas pela capacidade que utilizou.

Entre principais benefícios estão as ferramentas sob pedido, escalabilidade ilimitada e gastos controláveis e inferiores aos da infraestrutura interna.

A Nuvem Pública é recomendada para as companhias que almejam adquirir capacidade tecnológica sem dispor de altos investimentos em TI e para quem tem pressa em fazer uso de ferramentas virtualizadas.

 

Nuvem Privada: Tipo de nuvem desenvolvido para atender às necessidades de um único empreendimento. Ela pode ser executada internamente para o atendimento de várias filiais ou ser viabilizado por um provedor. Trata-se de uma criação de Data Center exclusiva de uma companhia.

A Nuvem Privada proporciona as mesmas vantagens da Nuvem Pública, o que difere uma da outra é que a Privada não pode ser dividida com outras sociedades. O modelo também oferece os seguintes benefícios: Controle interno dos servidores e maior grau de credibilidade.

O modelo é recomendado para as companhias que administram dados como transações financeiras. Também pode ser uma boa alternativa para empreendimentos onde a tradição de controle interno é bem rigorosa.

 

Nuvem Híbrida: Este modelo de nuvem nada mais é do que a mistura da Nuvem Pública e Privada, cuja finalidade é aproveitar o melhor dos dois tipos, executando funções diferentes dentro de uma mesma empresa.

A Nuvem Híbrida proporciona maior escalabilidade do que a Nuvem Privada, desta forma, ela é mais indicada para o armazenamento de dados críticos.

Seus principais benefícios são a escalabilidade e flexibilidade, controle de gastos e a possibilidade de mudar entre a nuvem pública e privada, de acordo com as necessidades da empresa.

Geralmente a Nuvem Híbrida é escolhida por companhias que contam com uma infraestrutura interna apropriada e também desejam desfrutar das vantagens da Nuvem Pública, principalmente em relação aos SaaS.

 

Agora que você sabe qual é o melhor tipo de nuvem para a sua empresa, entre em contato conosco e aproveite nossos serviços!