4 tendências de TI que todo CIO precisa dominar

4 tendências de TI que todo CIO precisa dominar

Atualmente, vivemos em um período onde os progressos tecnológicos estão ocorrendo cada vez mais rápido. Em meio a estes avanços, as empresas encontram um grande desafio ao tentar acompanhar este ritmo e manterem-se atualizadas.

Esta mudança constante da tecnologia afeta diretamente o comportamento do consumidor. Com isso, seguir as tendências no mercado digital é mais do que essencial, principalmente para quem é CIO de TI nas companhias.

A cada ano, surgem novas tendências, e este ano não será diferente. Por esta razão, neste post nós elencamos as 4 tendências de TI que todo CIO precisa dominar.

As 4 principais tendências do cenário digital

 

  1. Inteligência Artificial

O desenvolvimento de sistemas capazes de aprender, adaptar-se e agir virtualmente de forma independente movimentará o mercado de tecnologia até o ano de 2020.

Estes modelos de Inteligência Artificial (IA) podem ser utilizados no procedimento de tomada de deliberações, atualização de técnicas e até mesmo padrões de negócios.

É importante ressaltar que o sistema de IA também será a forma de inovação no relacionamento da empresa com o consumidor.

 

  1. Diagnóstico e aplicações inteligentes

Nos próximos anos, todas as aplicações virtuais, fixas, móveis e serviços introduzirão algum modelo de Inteligência Artificial. Tanto a IA quanto o Machine Learning será fundamental para a existência de determinadas aplicações.

As aplicações inteligentes desenvolverão uma nova camada mediadora de inteligência entre os indivíduos e sistemas, tendo a possibilidade de modificar a organização e o caráter do ambiente de trabalho. O uso de aplicações inteligentes é um meio de aumentar a aptidão humana.

 

  1. Machine Learning

Outra tendência de TI que o CIO deverá dominar é o Machine Learning. Atualmente, o método se faz presente em todos os lugares, e é bem provável que você já tenha feito uso de algum produto/serviço que usufrui desta inovação.

O Machine Learning é um procedimento que faz uso de algoritmos para a coleta de informações, aprendizagem e execução de uma escolha sobre qualquer tema estabelecido.

Por meio do Machine Learning, a maioria das tarefas do cotidiano com alto nível de repetição pode ser automatizada por aparelhos. Isso significa que é possível direcionar os dados fundamentais e ensinar as partes da atividade a ser executada.

 

  1. Gêmeo Digital

Esta tendência nada mais é do que a representação digital de uma empresa ou estratégia do mundo real. Os gêmeos digitais estão conectados com as suas parcelas no mundo real e seu uso é voltado para o entendimento do estado das estratégias e das coisas, oferta de respostas e acréscimo de valor.

A tendência é que as empresas coloquem em prática os gêmeos digitais, e pouco a pouco, aperfeiçoem a habilidade de coleta e visualização de informações, aplicação de normas e avaliações.

A adaptação se faz necessária

Como se poder ver, a tecnologia não para de inovar, e a tendência é que as elas nos surpreenda cada vez mais. É por isso que todo CIO devem manter-se atualizado e dominar tais recursos, para que possa melhorar sempre o negócio da empresa.

Alguma destas tendências de TI te surpreendeu? Então compartilhe este post nas redes sociais e continue por dentro das nossas novidades.