5 grandes oportunidades que a computação em nuvem pode trazer para seu negócio

5 grandes oportunidades que a computação em nuvem pode trazer para seu negócio

Cloud computing: veja os motivos que fazem esse serviço indispensável para sua empresa

Conheça o diferencial competitivo de empresas que buscam a computação em nuvem

O futuro é agora. Pelo menos para quem busca empreender. As oportunidades que a tecnologia trouxe nos últimos anos para o mercado modificaram a maneira de pensarmos uma série de rotinas produtivas. Dentre as tantas inovações, a computação em nuvem (do inglês cloud computing) está entre as principais, por sua capacidade de ser um diferencial competitivo – enquanto grandes empresas ainda estão engessadas em maneiras arcaicas, novos negócios vêm entendendo que a computação em nuvem pode trazer grandes oportunidades no empreendimento. E é disto que a Convex, especialista em soluções para internet, traz para a sua empresa.

 

  1. Expansão do negócio

Antes delegado a investimentos em servidores e infraestrutura, a computação em nuvem hoje é um horizonte de infinitas possibilidades. Com menos recursos para se investir em equipamentos e espaço dentro da própria empresa, cases de sucesso entenderam que o armazenamento de dados e arquivos é muito mais eficiente na nuvem. É possível aumentar o negócio sem precisar se preocupar com a quantidade de dados a serem armazenadas, pois especialistas como a Convex oferecem escalabilidade – espaço na nuvem de acordo com o crescimento empresarial.

 

  1. Economia

Investir em serviços de empresas especializadas em computação em nuvem é muito mais barato que ter formatos variados de armazenamento e backup. O motivo? Exclui-se a necessidade de apostar em toda uma equipe de TI que ficará responsável pela estrutura interna, além de não precisar de servidores – e, consequentemente, local para os abrigar. Imagina que sua empresa necessita aumentar a quantidade de dados internos; provavelmente, se não houver espaço disponível, desocupar ou locar uma sala extra será o único caminho. Na nuvem esse problema é facilmente resolvido: você não gasta nenhum centavo com infraestrutura, economizando bons valores.

 

  1. Referência no mercado

Que tal ser a maior empresa do seu ramo de atuação? Com a computação em nuvem isso é possível: há inúmeras possibilidades para que você mantenha o contato direto com o cliente, oferecendo uma plataforma própria e de acordo com os seus serviços. O storage, por exemplo, permite que você compartilhe qualquer arquivo, facilitando a comunicação com fornecedores e compradores. Sem contar que, se há um portal ou site que é elemento primordial no negócio, não sofrerá as oscilações e constante perda de visitantes. Quem busca a computação em nuvem já está de olho no futuro – e isso os coloca como referência no mercado de atuação.

 

  1. Capacitação dos colaboradores

Ter a melhor equipe é primordial para quem busca uma grande oportunidade. E contar com colaboradores que estejam totalmente integrados a nuvem é o diferencial. Se compararmos uma equipe de um portal de notícias, que opera todas suas rotinas em nuvem, com funcionários de um call center que ainda buscam soluções em operações manuais, a diferença será enorme. Isto porque, apesar de ambos trabalharem com comunicação, o primeiro estará pronto para a inserção de novas tecnologias; enquanto o segundo ainda está um passo atrás.

 

  1. Mobilidade

É difícil encontrar quem não tenha um celular nos dias atuais. E, para um negócio que quer aproveitar as oportunidades que o digital oferece, precisa da computação em nuvem. Aplicativos, central de dados, suporte técnico e todo o diferencial desse tipo de serviço são mais baratos e rápidos (principalmente com servidores brasileiros). Os processos já passam a independer de pessoas sentadas operando o sistema central, permitindo que de onde estiver, tanto o gestor, como funcionários e usuários possam ter acesso apenas conectados à internet.