Você conhece o Plesk? Saiba tudo sobre esse painel de controle de hospedagem.

Você conhece o Plesk? Saiba tudo sobre esse painel de controle de hospedagem.

Saber sobre painéis de controle de hospedagem faz toda diferença para escolher o ideal para você e saber utilizá-lo corretamente. Quanto mais souber dessa ferramenta, que é a base de qualquer site empresarial, melhor poderá explorar todo o potencial dela na sua empresa, aprimorando a sua capacidade de crescimento como negócio. O Plesk é um dos melhores e mais usados serviços de hospedagem; conheça agora tudo que precisa saber sobre essa ferramenta:

 

O que é o Plesk?

Originalmente desenvolvido por uma empresa russa em 2001, o Plesk cresceu internacionalmente e hoje é líder de mercado no setor, com mais de 10 milhões de sites usando o seu painel de controle. Ele foi projetado com a finalidade de fornecer um ambiente de fácil acesso de informações de hospedagem para administradores que contratam seu serviço, sem a necessidade de conhecimento técnico prévio para utilizá-lo.

A ferramenta principal desse painel de controle é o gerenciamento de domínios, permitindo a criação de domínios e subdomínios, organizando redirecionamentos de páginas e possuindo contas de e-mail associado ao mesmo nome. E usando o mesmo painel é possível coordenar todas essas contas, como seu espaço de armazenamento e senhas, entre outras funções. Também é possível visualizar e organizar todos os arquivos dos diretórios relacionados à hospedagem, podendo ver a capacidade disponível e editar os itens como desejado, de forma bem similar a gerenciadores de arquivo dos computadores.

Além das ferramentas do próprio painel, o Plesk disponibiliza uma série de aplicativos para instalar e ajudar no gerenciamento ou personalização do seu site, conforme deseje complementar sua experiência. O Plesk ainda permite criar e configurar bancos de dados e acessar estatísticas de visitas do site. Tudo isso com sistema de backup para não perder nenhum arquivo.

 

Quais são os diferenciais do Plesk?

Com vários painéis de controle de hospedagem disponíveis, o Plesk conseguiu se destacar com seus diferenciais e até hoje continua inovando para satisfazer seus usuários. Por causa do tamanho que tem hoje, uma de suas vantagens é a possibilidade do acesso em vários idiomas, são mais de 30, inclusive português. A plataforma tem um visual intuitivo, feito para que mesmo quem não tenha conhecimento na área consiga usá-lo em sua totalidade.

Sua flexibilidade também é um fator importante. Ele é compatível tanto com o Linux, quanto com o Windows. E sempre que há uma nova versão ele se atualiza para continuar utilizável com qualquer mudança. Ele também ganha no fator de portabilidade. Pensando nas necessidades do usuário, o Plesk possui também uma versão em aplicativo, o que permite que ele seja acessado por smartphone ou tablet. Antenada com a evolução do setor de TI, a empresa busca estar sempre de acordo com as novas tecnologias, inovando ao aderir às novidades assim que são lançadas.

Em termos de segurança e resolução de problemas eles também não ficam para trás. O Plesk disponibiliza suporte contínuo para segurança de dados e em caso de problema na plataforma, em 24 horas eles são contatados e garantem resolvê-lo em até 9 dias, um dos prazos mais curtos dessa área. Além disso, uma ferramenta de autorreparo está pronta para localizar e corrigir vários erros automaticamente. É o foco no atendimento ao cliente sendo diferencial na experiência de gerenciamento de hospedagem.