Conheça 6 vantagens dos servidores virtuais

Conheça 6 vantagens dos servidores virtuais

A vontade, e a necessidade, que as empresas têm de estarem a frente de seus concorrentes leva a busca por soluções cada vez mais eficientes. Uma delas são os servidores virtuais ou a “nuvem”. Esse tipo de recurso armazena seus dados, informações, e às vezes, é até capaz de fazer procedimentos através da internet. Vamos ver 6 vantagens desse tipo de serviço.

 

1 – Segurança

A segurança é uma preocupação importante em qualquer aspecto da vida. Em relação às informações do seu negócio, ela é fundamental. Os servidores virtuais são mantidos por uma empresa especializada que mantém um controle bastante rígido e atualizado de qualquer ameaça que possa ser feita aos seus dados ou aos dados de seus clientes.

Mas não é apenas de ameaças externas que é preciso se proteger. Os servidores virtuais oferecem backups, para que mesmo se as informações forem perdidas por conta de algum problema de hardware ou um erro humano, elas possam ser facilmente recuperadas.

 

2 – O custo

Os servidores virtuais, normalmente, são mais baratos do que ter um servidor físico. Contratar esse tipo de serviço por um preço determinado substituiu os custos acumulados de adquirir os softwares e as licenças, ter um servidor com processamento poderoso suficiente, além de contar com um pessoal treinado e especializado para fazer manutenções e instalações.

É muito comum também, após os gastos com um servidor bem poderoso para cumprir algum objetivo específico, que ocorra um certo desperdício, se o processamento necessário não for mais o mesmo. Com os servidores virtuais, você paga pelo que você precisa, fazendo com que o gasto de capital seja muito mais eficiente. Isso leva a outra vantagem.

 

3 – Escalabilidade e Flexibilidade

Aumentar ou diminuir a capacidade dos servidores conforme a sua necessidade é muito mais fácil, prático e barato. Uma empresa que está passando por um grande crescimento não precisa esbarrar em barreiras de custos ou de tempo de implementação do novo servidor, que pode desacelerar o momento.

Os servidores virtuais conseguem, em sua maioria, se adaptar ao número de acessos momentâneos e muito mais facilmente se preparar caso haja uma expectativa de aumento nesse crescimento.

 

4 – O acesso à tecnologia

As duas vantagens anteriores se combinam em uma terceira, que é a de que mesmo as pequenas empresas, podem aproveitar ao máximo da tecnologia. Antes desse tipo de recurso, o investimento necessário para implementar tecnologias de ponta dificilmente valeria a pena, porém agora, qualquer empresa pode usar os recursos mais avançados com um investimento bem mais em conta.

 

5 – A acessibilidade

Esse é um dos recursos mais interessantes que esse tipo de tecnologia permite. Colaboradores e funcionários podem acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, quebrando completamente qualquer barreira de distância para o trabalho e a comunicação entre eles, fazendo com que a produção seja muito mais rápida e eficiente.

 

6 – Menos uma preocupação

Ser o gestor de uma empresa não é fácil. É preciso ficar atento e gerenciar diversos ativos, como o financeiro e o humano. Porém, o uso dos servidores virtuais significa ter menos um aspecto que precise do gerenciamento, pois a provedora de serviços se encarrega disso. Ou seja, o gestor tem mais liberdade e mais foco para se concentrar em outros aspectos do gerenciamento.

Isso faz do servidor virtual uma ferramenta ótima para o aumento do rendimento da sua empresa.