5 motivos para a sua empresa aderir à computação em nuvem

5 motivos para a sua empresa aderir à computação em nuvem

O surgimento da computação em nuvem (cloud) revolucionou a área de Tecnologia da Informação e trouxe melhorias e facilidades para todos os tipos de negócios. Nos últimos ano, essa tecnologia se expandiu e se firmou como uma grande tendência no mercado, ajudando a otimizar as tarefas e facilitando a portabilidade de arquivos nas empresas.

A computação em nuvem torna o trabalho de uma empresa mais simples e eficiente, pois melhora diversos aspectos administrativos e organizacionais, fazendo com que o trabalho flua melhor e de forma mais rápida.

Apesar de tantas vantagens, alguns negócios ainda resistem em adotar a computação em nuvem, por isso preparamos esse artigo. Veja a seguir 5 motivos para sua empresa aderir à computação em nuvem:

1. Organização

Em uma empresa cada coisa precisa estar em seu lugar para otimizar os processos. No caso de documentos e outros arquivos, é muito mais simples manter tudo armazenado na nuvem, de forma organizada, sem correr o risco de perder tempo atrás de papéis perdidos. Com todos os arquivos disponíveis na nuvem fica muito mais fácil manter a organização, reduzindo os riscos de perda de documentos e o tempo necessário para encontrar o que precisa.

2. Praticidade

A computação em nuvem permite realizar todos os processos de forma muito mais ágil. Tenha todos os documentos, arquivos e programas da sua empresa disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, eliminando o trabalho gerado por métodos analógicos. É possível solucionar os problemas e acessar o sistema utilizando seu smartphone ou tablet, permitindo que funcionários realizem consultas quando estão em campo, trabalhando em casa, viajando ou em qualquer outra situação.

3. Segurança

A segurança ainda é um dos motivos que leva muitos gestores a ficarem com o pé atrás em relação à nuvem e acharem que é mais seguro manter informações importantes ou confidenciais sob seu domínio físico. Entretanto, os provedores de computação em nuvem seguem padrões elevados de segurança lógica e física, fazendo com costumem ser mais seguros do que os sistemas próprios das empresas. Existem, inclusive, certificações de segurança para garantir a proteção dos sistemas.

4. Flexibilidade

A nuvem possui muita elasticidade, sendo perfeita para acompanhar o crescimento e as necessidades de cada empresa. O processamento e o espaço de armazenamento na nuvem são extremamente flexíveis, permitindo que sua empresa utilize apenas o que precisa no momento e vá ampliando seus investimentos em computação em nuvem conforme a necessidade. Essa característica garante mais agilidade e eficiência, que caracterizam uma vantagem competitiva perante a concorrência.

5. Controle de custos

É exatamente a flexibilidade do item anterior que permite controle total dos custos para armazenar arquivos em servidores remotos. É fácil obter os custos na interface do provedor, facilitando imensamente o controle e o acompanhamento dos custos. É possível até mesmo aumentar ou diminuir as funções e o espaço de armazenamento de acordo com a sua necessidade. Os gastos com energia para manter servidores físicos ligados também podem ser reduzido em até quase 90% quando uma empresa adota a computação em nuvem.