A importância do monitoramento de segurança de dados

A importância do monitoramento de segurança de dados

A revolução tecnológica que o mundo atual vem sofrendo acarretou em mudanças drásticas nos mais variados setores. Nesse sentido, uma empresa que não se atualiza e não se adequa às novas tendências digitais tende a ficar para trás.

Todavia, se estar por dentro das tecnologias atuais é extremamente importante, até mesmo para evitar pilhas desnecessárias de papeis contendo informações sobre a empresa, evitar que esses mesmos dados corram algum tipo de risco também é profundamente necessário.

Visto que o sucesso de um empreendimento costuma andar de mãos dadas com a sua segurança, confira a seguir a importância de monitorar a vulnerabilidade dos dados de sua empresa.

 

O que é e para que serve o monitoramento?

A transformação digital obrigou todas as empresas que querem se manter competitivas a trocarem seus sistemas internos antigos por um novo, ancorado na automação e na virtualização de dados e informações.

Desse modo, uma organização que possui um banco de dados com informações pessoais dos seus clientes, por exemplo, não pode deixar essas informações a mercê de qualquer um. Outras que retêm alguma operação dependente de controle digital não podem correr o risco de paralisar o funcionamento de suas atividades por conta de alguma falha no sistema.

É nessa hora que o monitoramento de segurança entra em cena. Esse recurso baseia-se na análise de informações de computadores ou de uma rede, verificando possíveis irregularidades, colaborando na manutenção de servidores e apontando as vulnerabilidades de determinado sistema. Além do mais, o monitoramento de segurança é indicado por tipos de normas como a ISO 27001, o que valoriza ainda mais a empresa que possui esse tipo de serviço.

 

Vantagens de investir em um monitoramento de segurança

Uma das consequências positivas que o investimento em um sistema de monitoramento de segurança proporciona é o aumento da produtividade. Isso ocorre devido ao fato de o número de reparos e manutenções cair consideravelmente quando uma empresa é bem protegida.

Além disso, através de ferramentas como o controle de acesso, disponíveis nos mais variados tipos de monitoramento, se torna possível acabar com o tempo improdutivo que os funcionários gastam com navegações infrutíferas na internet.

Outro aspecto que ganha um upgrade com a instalação do monitoramento é a credibilidade da empresa.  Tanto o público como futuros parceiros estarão mais suscetíveis a fazer negócios com você, pois, nesse universo, segurança é sinônimo de confiança. Portanto, apenas uma falha no sistema de informações sigilosas é capaz de manchar o nome de uma marca para sempre.

 

Por fim, a última vantagem que merece destaque é a prevenção. Infelizmente a tecnologia não evoluiu só para pessoas bem intencionadas. Milhares de hackers invadem sistemas no mundo todo, gerando prejuízos imensuráveis para diversas empresas dos mais variados setores e tamanhos. Sendo assim, um sistema de proteção apresenta-se como uma das únicas soluções para monitorar tipos de ataque como esses, ou até mesmo de pequenos malwares.

Se destacar no mercado é um objetivo de todo empreendimento. Dessa forma, a qualidade aliada a uma reputação positiva podem ser os pilares para o sucesso de uma empresa em meio a tantas concorrentes.