Alta disponibilidade com cloud computing: é possível?

Alta disponibilidade com cloud computing: é possível?

É um desafio diário para os gestores de TI manter o centro de processamento de dados longe de problemas físicos nos equipamentos, evitar queda no sistema ou bugs e travamento, pois tudo isso pode afetar diretamente o negócio.

E, quando isso acontece, quem sofre grande pressão para resolver o problema imediatamente? O gestor de TI. Porém, sem necessidade. Toda essa pressão sofrida pelo gestor de TI pode ser evitada, pois é possível atualmente conseguir alta disponibilidade com cloud computing. Continue a leitura e veja como!

 

A premissa básica do cloud computing

O que faz do cloud computing vantajoso e capaz de se destacar no mercado de processamento, armazenagem e banco de dados? É justamente a sua capacidade de oferecer a uma empresa a sua premissa básica: a continuidade de seus serviços.

Um sistema cloud computing trabalha 24 horas por dia, 7 dias da semana e alguns sistemas já contam com autogerenciamento, evitando grandes problemas quando falhas ocorrem e garantindo que os serviços de sua empresa continuem a operar com tranquilidade.

Por se tratar de um sistema autogerenciado, dispensa perda de tempo e grandes mobilizações e recursos, visando garantir o adequado funcionamento do sistema. O que seria diferente, portanto, no caso do modelo tradicional de operação de TI.

 

Mas como garantir a alta disponibilidade com cloud computing?

Os especialistas apontam que algumas maneiras de se obter a alta disponibilidade é fazendo backup externo (proteção de dados) ou redundância em cloud computing.

Qualquer empresa que seja, para manter a continuidade de seus serviços, necessita de todos os seus recursos, incluindo os dados. No entanto, muitas delas não presumem eventualidades — falhas humanas e de sistemas, desastres naturais, tempestades, incêndios etc. — possam acontecer e comprometer os dados e consequentemente os serviços da empresa.

Por isso, nos dias atuais, a alta disponibilidade com cloud computing se tornou mais do que necessária, mas fundamental para garantir o adequado fornecimento de serviço da empresa, logo a sua sobrevivência.

A redundância de dados em um ambiente em cloud computing é importante porque tem como objetivo garantir que uma empresa sofra o menor impacto possível nos casos de falhas e sobrecargas de sistema e desastres, de modo que ela consiga se reestabelecer automaticamente e atender aos picos de serviços.

Ao ter uma cópia de seus dados mantidos em cloud computing, não importa o que aconteça, a empresa sempre terá a capacidade de recuperá-los e desse modo continuar a oferecer os seus serviços sem grandes problemas.

O armazenamento de dados de sua empresa em cloud computing garante alta disponibilidade e os dados recebem os cuidados necessários e contam com segurança qualificada, como monitoramento 24 horas por dia e subestação elétrica própria para evitar sobrecargas que possam afetar a integridade dos mesmos.

Mas para fazer a redundância de dados em cloud computing, a sua empresa precisará contar com um parceiro que tenha experiência na área, como a Convex.

Entre em contato conosco e agende uma reunião! Estamos à sua disposição para encontrar a solução ideal e garantir que os seus dados estejam sempre seguros e disponíveis nos momentos que mais você precisa!