Armazenamento de arquivos na nuvem: Storage ou Backup?

Armazenamento de arquivos na nuvem: Storage ou Backup?

O que considerar nos serviços de storage e backup em nuvem

Storage e backup: diferenças, semelhanças e aplicações. Conheça!

O armazenamento em nuvem é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, devido a sua funcionalidade e facilidade de aplicação. Contudo, encontrar o serviço ideal de acordo com a sua necessidade pode fazer com que gestores, no momento de contratar os produtos, fiquem com várias dúvidas. Isso é mais comum quando falamos de dois serviços em cloud (nuvem) que apresentam similaridade, mas que tem funções diferentes: o storage e o backup. A Convex, especialista em soluções para a internet, traz as características de cada um e qual escolher.

 

Funcionalidades

Primeiro precisamos definir o que é cada um destes produtos ideais para os dados da sua empresa. O storage é basicamente uma central de compartilhamento de todo o tipo de informação – de imagens, vídeos, banco de dados, entre outras – semelhante a serviços como Google Drive e Dropbox. Já o backup em cloud é a forma de garantir a segurança dos dados em caso de imprevistos ou ações que possam comprometer as informações da estrutura interna de uma empresa. Geralmente é automático e, diferente do storage, não é voltado para o compartilhamento entre usuários.

 

Storage x backup

Mas, efetivamente, qual escolher? Se você busca que seus dados e informações possam ser compartilhados com outras pessoas ou geridos dentro da estrutura interna da empresa, poderá escolher o storage, que facilita os processos e pode ter a capacidade de armazenagem de acordo com a sua necessidade. Geralmente é indicado para aqueles que, com um grande volume de arquivos presentes no servidor da empresa, buscam alocar esses recursos na nuvem, podendo os utilizar novamente quando necessário.

Já o backup em nuvem é a forma mais segura de impedir que sua empresa perca preciosos dados em situações que podem ser desastres naturais (inundações, incêndios), falha humana – como descuido no momento de lidar com os dados – ou até mesmo por ataques virtuais. Felizmente, neste último ponto, o backup em nuvem conta com criptografia quando contratado por empresas especialistas como a Convex, impedindo que usuários maliciosos possam ter acesso às informações da sua empresa.

 

Serviços complementares

Diferente do que se pensa o storage e o backup não são ‘rivais’, mas serviços complementares. Um irá dispor de arquivos que podem ser compartilhados e diminuir o tamanho do espaço ocupado em servidores internos ou externos; já o segundo protegerá todos esses dados, além daqueles selecionados pelos gestores ou técnicos de TI, dando segurança ao processo. Desta forma, investir em ambos os casos gera facilidade no compartilhamento, proteção aos dados e possibilidades de expansão da empresa.

Conhecendo ambos os serviços é possível encontrar o ideal para a sua empresa. Mas, como apontam os especialistas, ter várias funcionalidades dentro da organização interna permite que se diminua a incidência de erros, tendo a garantia do crescimento orgânico empresarial. Os dois serviços são disponibilizados pela Convex, que é referência no compartilhamento e segurança na nuvem: com o Cloud Server e Cloud Backup garante-se economia em infraestrutura, acesso remoto de onde estiver e proteção criptografada dos dados. Seja storage ou backup, na Convex a solução é de acordo com o seu negócio.