O que é IaaS, SaaS, tipos de Cloud e Virtualização

O que é IaaS, SaaS, tipos de Cloud e Virtualização

Conheça mais sobre modelos de computação em nuvem.

Cloud Computing: conheça as modalidades de serviços e encontra a ideal para a sua empresa.

Quem não está familiarizado com os termos amplamente utilizados nas soluções para internet e TI pode acreditar que se tratam de coisas de outro mundo. Na realidade, as designações e siglas presentes no cotidiano da informática muitas vezes são abreviações do nome original (geralmente em inglês), que se traduzidos para o português, dão melhores noções sobre o que os serviços têm a ofertar. Neste artigo que a Convex traz para você, falaremos de modelos consolidados na área de TI: IaaS, Saas, PaaS, outros tipos de Cloud Computing e virtualização – todos hospedados na nuvem. Confira.

 

Infrastructure as a Service (IaaS)

Do português ‘infraestrutura como serviço’, como o próprio nome indica, é uma forma de aquisição de servidores sem precisar de instalação física na empresa e que pode ser contratada de acordo com a necessidade do usuário. Ou seja: se você precisa de espaço para armazenar seu banco de dados, arquivos, entre outros, poderá contratar a modalidade IaaS sem a necessidade de gastos com a infraestrutura propriamente dita. E o melhor: este tipo de serviço é oferecido como plano e você pode cancelar, aumentar ou diminuir a necessidade de equipamentos de TI, como servidores externos, de acordo com a sua preferência.

 

Software as a Service (Saas)

Neste tipo de produto, parecido com o IaaS, você despenderá recursos apenas com as funcionalidades que utilizar de determinados softwares – pois, na tradução, SaaS significa ‘software como serviço’. Assim como o modelo anterior, este tipo de produto também é hospedado em nuvem e pode ser essencial para diferentes funções no meio empresarial: não há necessidade de nenhuma estrutura física, apenas o ‘aluguel’ de softwares e programas que podem ser utilizados de forma sazonal, sem precisar gastar com contratos intermináveis. Exemplos clássicos de SaaS: Photoshop.com (não precisa instalar o programa), serviços da Microsoft (como o 360 e o Skype) e algumas funções do Google (Hangout e Docs).

 

Platform as a Service (PaaS) e outros tipos de Cloud Computing

Um terceiro e comum tipo de Cloud é a plataforma como serviço (PaaS). Ele reúne as duas funções acima descritas (IaaS e SaaS), num só modelo. Geralmente é utilizado pelos setores de TI da empresa para alterar algumas configurações em softwares que não disponham de recursos necessários para o andamento de determinados processos. Também é possível contratar sob medida através dos produtos disponibilizados pela internet. Por fim, o Cloud Computing pode se dividir em três tipos na nuvem: privada (servidores internos), pública (contratação de serviços externos) e híbrida (juntando processos de dentro e fora da empresa).

 

Virtualização

Por fim temos o que é conhecido como virtualização, que permite várias funções em um único ponto de convergência – geralmente um servidor ou máquina específicos para isso. Resumindo: é como se os processos de diferentes sistemas operacionais, programas, softwares e outras funcionalidades de inúmeros computadores fossem direcionados a apenas um, que necessita apenas de uma máquina que suporte todas as funções – o que não é raro de se encontrar em empresas que investem em infraestrutura de TI. Desta forma, economiza-se recursos para adquirir vários equipamentos e os processos são mais ágeis, visto que apenas uma máquina pode apresentar, efetivamente, as melhores soluções para determinados procedimentos.