Como o Colocation Data Center pode te ajudar em situações de disaster recovery

Como o Colocation Data Center pode te ajudar em situações de disaster recovery

O ‘disaster recovery’ – ou ‘recuperação de desastres’ em português – é um plano de contingência que impede situações que fogem do controle da empresa e interferem nas rotinas produtivas. É uma forma de evitar que dados, informações e arquivos possam ser perdidos, além de métodos de recuperar as operações o mais rápido possível.

Um incêndio ou inundação, por exemplo, pode comprometer ou destruir completamente os servidores internos de uma empresa. Em alguns casos, isso leva à perda total de dados preciosos, trazendo até mesmo a possibilidade de falência do negócio. Dessa forma é preciso entender como o Colocation Data Center da Convex pode te ajudar em situações de disaster recovery.

Sobre o Colocation Data Center

Primeiramente é preciso pontuar qual é o serviço que o Colocation Data Center dispõe aos clientes que fazem a sua contratação. São espaços próprios da Convex feitos no IDC (Internet Data Center) que permitem que as empresas possam alocar externamente seus servidores e operem, de forma autônoma, esses hardwares remotamente.

Como ele ajuda no disaster recovery?

Há uma série de benefícios que mostram por que o Colocation Data Center é uma ótima opção em situações que demandam do plano de recuperação de desastres. Os pontos nesse sentido abarcam as seguintes características:

– Servidores protegidos. A Convex oferece uma infraestrutura feita sob medida para evitar qualquer tipo de desastre de seus servidores, contando com fornecimento contínuo de energia, refrigeração e outras soluções. Dessa forma, em caso de acidentes naturais ou até mesmo roubo de equipamentos na sua empresa, seus servidores estarão protegidos na Convex.

– Operação contínua. Há negócios que não podem ficar sem operar. E, nesse sentido, o Colocation Data Center é feito sob medida no tocante ao que se refere o disaster recovery: dia e noite, com chuva ou sol, meio ou fins de semana, os servidores funcionam e permitem a operação contínua do seu negócio.

– Mais econômico que um plano de recuperação. Outro ponto que mostra como o Colocation Data Center da Convex pode te ajudar em situações de disaster recovery é a economia de recursos: não é preciso criar uma infraestrutura robusta interna para evitar que os servidores sejam afetados por desastres. Isso traz uma boa economia – de instalação do plano de contingência até de manutenção da sala das máquinas.

Colocation Data Center: prevenção sob medida

Os desastres podem comprometer dados e informações da sua empresa. Em alguns casos é preciso renovar todas as máquinas, que podem ser destruídas completamente. Isso não só traz prejuízo como também uma dor de cabeça gigante devido a uma situação que pode levar meses, até mesmo anos, para ser recuperada por completo.

Por isso, o Colocation Data Center da Convex é ideal em situações de disaster recovery: permite que você esteja prevenido de qualquer desastre natural – ou intencional, como roubos – que possam acontecer. Ainda, conta com recursos opcionais para empresas que buscam melhor qualidade na transmissão de dados e atendimento aos clientes. Conheça e comprove: o Colocation Data Center é feito sob medida com segurança de ponta a ponta.