E se cair a energia? O Datacenter continua funcionando?

E se cair a energia? O Datacenter continua funcionando?

A energia elétrica é primordial para o funcionamento de qualquer empresa. Principalmente para o setor de TI onde vários equipamentos ficam ligados ao mesmo tempo, mantendo a rede e os servidores no ar continuamente.

O que é o Data center e qual a sua importância nas empresas

O datacenter é responsável por toda a infraestrutura de TI e é ele quem abriga todos os servidores em rede, processando e distribuindo uma grande quantidade de dados de todas as áreas da empresa. Todas as informações que circulam dentro da organização através do computador passam pelo datacenter.

O datacenter é essencial para o dia a dia das empresas. E o time de TI precisa estar atento a todo momento, pois se ocorrer qualquer falha em seu funcionamento, é preciso encontrar uma resposta rápida para remediar.

Mas, e se a energia cair? O que fazer para manter o datacenter funcionando sem prejudicar o bom andamento da empresa? É isso que vamos ver a partir de agora neste artigo.

Como manter o TI funcionando em caso de queda de energia?

O primeiro item de TI que uma empresa deve possuir para o caso de queda de energia é um Nobreak. Ele é responsável por filtrar toda a energia que os equipamentos recebem, evitando que as oscilações prejudiquem o funcionamento dos computadores e outros dispositivos. E também, em caso de queda de energia, o nobreak consegue manter a máquina ligada por aproximadamente 20 minutos para dar tempo de encerrar suas atividades sem correr o risco de perder ou danificar os arquivos.

Se houver um desligamento repentino de energia, os arquivos dos computadores podem ser danificados. Existem alguns softwares que conseguem fazer restauração automática, porém nem sempre isso é possível. Por isso, é importante manter um armazenamento em nuvem como alternativa para não prejudicar as empresas durante quedas de energia.

É muito importante que os funcionários da sua empresa não armazenem seus arquivos e documentos apenas no próprio computador, pois em caso de faltar energia,7 eles não conseguem ter acesso a nada. Mas se sua empresa possui o serviço de armazenamento em nuvem, os funcionários conseguem acessar os arquivos através de qualquer dispositivo.

Usar notebooks também é uma forma da falta de energia não prejudicar tanto o seu trabalho. Se o notebook possuir uma bateria boa que dure pelo menos por 1 hora fora da energia, as tarefas podem continuar sendo desenvolvidas normalmente. Exceto para os casos que necessitem de internet, pois com a falta de energia o roteador wi-fi não vai funcionar.

Outra opção muito conhecida para garantir que a empresa não pare o seu trabalho pela falta de luz, é contar com o suporte dos famosos geradores de energia. Atualmente é possível alugar um gerador por preços acessíveis dependendo do número de horas que ele for usado.

A Convex possui em seu Data Center 2 Nobreaks e 2 bancos de baterias, fornecendo de maneira redundante o fornecimento de energia sem nenhuma interrupção. Possuímos também 1 gerador de energia dedicado, para longos períodos sem o fornecimento de energia. Clique aqui e conheça nosso Data Center