Entenda como funcionam as hospedagens de site

Entenda como funcionam as hospedagens de site

Quer hospedar seu site? Entenda como funciona este tipo de serviço e contrate de acordo com seu perfil.

No nosso cotidiano acessamos inúmeros tipos de sites, sejam informativos, de vídeos ou imagens, lojas virtuais, redes sociais, entre outros. O que muitos não sabem é a importância de uma boa hospedagem para que as páginas na web funcionem da melhor forma possível. Pode parecer complicado a forma como os sites são hospedados, mas é muito simples e não requer nenhum conhecimento avançado. Por isso, gestores e gerentes de tecnologia precisam saber como funciona uma hospedagem para aplicarem nas suas empresas e saírem na frente. É disto que vamos tratar neste artigo.

Funcionamento da hospedagem

Para iniciarmos vamos falar como um site entra ‘no ar’ – ou seja, quando é possível que ele seja acessado por qualquer usuário. As páginas precisam ser hospedadas em um servidor externo ou interno, que pode ser dentro do próprio país, ou fora. É ele quem terá todos os dados referentes ao site e suas páginas, bem como os elementos que o compõem. Exemplificando, o servidor é a central de informações que permite que um site possa ser acessado em qualquer lugar do planeta.

Quando abrimos nosso navegador e acessamos um site pela primeira vez, o cachê irá até onde os elementos estão para disponibilizar de forma gráfica as páginas para os usuários. A partir do segundo acesso, as informações chegam automaticamente, transformando os navegadores em leitores inteligentes. Assim funciona o acesso de um site hospedado na internet.

Recursos adicionais

Há outros elementos que fazem parte da hospedagem e dependem da necessidade do cliente para ser adaptada da melhor forma. O primeiro deles é a quantidade de espaço em disco que determinado site utilizará para apresentar suas informações. Quanto mais recursos, mais memória é necessária na hora da contratação da hospedagem. Outro ponto é a base de dados: ela é um elemento dentro da hospedagem, mas que não atua diretamente no conteúdo exposto aos internautas. É ele quem permite que, em caso de alguma falha, as cópias dos arquivos estejam lá – os famosos backups.

Uma característica fundamental da hospedagem de sites se refere à transferência de tráfego. É ela quem ditará quantas pessoas podem acessar simultaneamente seu site sem que ele caia. Quanto melhor o serviço de hospedagem, menos instabilidade apresentarão as páginas. O quarto elemento é o painel de controle: várias ferramentas dispostas que ajudam a estruturar o layout e todas as características do site. Este também é contratado junto com a hospedagem e, dependendo de qual é o objetivo do gestor, pode ser executado até por pessoas comuns, como desenvolvedores web, que tenham a mínima noção de como funcionam os painéis de controle.

A escolha certa é o diferencial

Conhecendo como funciona uma hospedagem de sites, está na hora de contratar serviços que estejam alinhados com o seu interesse. A Convex oferece hospedagem de sites, reserva de domínio e conteúdos replicados em diversos servidores. Isto alia segurança, qualidade, conforto e muito mais dinamismo para suas operações na rede mundial de computadores. A hospedagem da Convex permite monitoramento 7 dias por semana, 24 horas por dia, com estabilidade e disponibilidade dos melhores servidores do mercado, além de uma interface web única.