Qual a diferença entre os planos de hospedagem de acordo com o perfil do site?

Qual a diferença entre os planos de hospedagem de acordo com o perfil do site?

Toda empresa que se preze precisa de seu próprio espaço virtual para hospedar servidores, sites e contas de e-mail personalizados. Sem eles, fazer divulgação do seu negócio e vender a ideia de uma organização séria, confiável e competente fica mais difícil. Na busca pela solução ideal de TI para esses serviços de hospedagem, pode ficar a dúvida de qual dos variados tipos de planos escolher. Alguns podem ficar tentados pelos valores mais baratos, mas só pensar por esse aspecto pode contratar um plano insuficiente para a necessidade. Por esse motivo é importante avaliar os planos de acordo com o perfil e a demanda da sua empresa e balanceá-los com os serviços que cada opção propõe. Confira as principais diferenças entre os tipos de planos e como descobrir o perfeito para seu negócio.

Quantidade de domínios

O primeiro diferencial é o número de sites que deseja manter a sua empresa. Ter mais de um domínio tem várias vantagens. Como, por exemplo, manter domínios diferentes de acordo com o produto ou o setor da empresa, ou para promover uma campanha. Separar esses nichos pode aumentar o seu alcance dentro do público-alvo enquanto ainda redireciona para a página principal. Ter uma forma de uma segurança extra também é uma motivação possível, como evitar problemas de invasão ou páginas derrubadas, ou para se antecipar e registrar nomes similares que os visitantes podem escrever errado, seja por falha na digitação, não usar o plural, entre outros motivos.

Espaço de disco

Sua empresa pretende fazer um site em grande escala, com muitas subpáginas, fotos, vídeos e animações? Então deve se preocupar em ter um grande espaço em disco. Quanto mais enriquecer seus domínios, mais GBs vai precisar para armazenar tudo, e isso não só inclui a hospedagem de sites como os outros serviços como e-mail dedicado. Além disso, também é relevante saber a demanda do seu site e quantos acessos são esperados mensalmente, já que isso determina a taxa de transferência mensal de dados, o que é gasto quando as páginas são baixadas nos navegadores dos visitantes. Isso evita que o site se sobrecarregue ou saia do ar por atingir os limites.

Contas de e-mail

Uma empresa séria usa endereços de e-mails personalizados para transmitir profissionalismo, dar identidade aos e-mails enviados e facilitar a comunicação dos funcionários. Em geral quando se adquire um domínio a extensão do e-mail vem relacionada a ele, com o mesmo nome, mas a questão é de quantos endereços únicos precisará. Isso porque muitas empresas separam as caixas postais entre setores da empresa ou até disponibilizam um para cada funcionário. Por isso é preciso medir a dimensão da empresa para calcular quantas contas serão necessárias.

Programação e dados

Por fim, o funcionamento do seu site também traz impacto para a escolha do servidor. Existem várias linguagens de programação com o qual um site pode ser montado, como HTML, PHP e ASP, mas existem planos que só suportam um ou outro tipo. E para caso de sites que usem produção de conteúdo interno constante, como publicação de blogs, notícias e atualizações, é preciso ter bancos de dados disponíveis para esse armazenamento específico, além de poder escolher entre mais de um tipo, como o MySQL e o Microsoft SQL Server.