Veja como funcionam os Data Centers e escolha o ideal para a sua empresa.

Veja como funcionam os Data Centers e escolha o ideal para a sua empresa.

Data Center é o núcleo da internet e pode ser o diferencial para seus negócios. Entenda.

Já parou para pensar de onde vem e para onde vai todo o conteúdo produzido na internet? Este texto, por exemplo, precisa de aparelhos físicos para que chegue até a tela do seu computador ou celular. Pois bem, esta é a função dos Datas Centers, ou Central de Processamento de Dados. Eles agem em praticamente tudo que nos rodeia: do nosso acesso à internet a distribuição elétrica feita pelas companhias, do sistema bancário aos sistemas de segurança.

Sobre o Data Center

Estas centrais de processamento de dados são apresentadas geralmente como armários metálicos, com inúmeros servidores dentro deles. Lá está tudo o que é necessário para o funcionamento digital dos processos: armazenamento e processamento de dados são realizados nestas estruturas em metal com elementos tecnológicos entre os mais modernos. Geralmente são instaladas em locais específicos, permitindo maior segurança e ampliação dos servidores.

Sem nenhum tipo de interrupção, o Data Center processa as inúmeras informações que chegam até ele, ‘devolvendo’ como resposta a operação a ser feita por determinado usuário. Isso acontece porque ele interage diretamente com os protocolos da internet (IP), quando falamos de acessos por pessoas comuns, e com os diversos protocolos usados para diversos tipos de serviços.

Ele é feito sempre com materiais resistentes, em salas com controle de temperatura para melhor resposta às demandas; é protegido contra incêndio e inundações; e, na maioria dos casos, conta com sistemas de segurança que não permitem a queda de energia, possibilitando que os dados não fiquem indisponíveis em caso de interrupção elétrica.

Tipos de Data Center

Estas estruturas do processamento de dados podem se apresentar em dois tipos diferentes: o Internet Data Center (IDC) e o Data Center Privado (PDC). O IDC é aquele que faz com que a rede mundial de computadores possa executar seus processos mais simples, como conexão, hospedagem, armazenamento, entre outros. Ele pode ser expandido de forma rápida e fácil, melhorando os processos da empresa e dos usuários comuns.

Já o PDC é uma forma que cada organização corporativa utiliza para fazer o armazenamento e processamento de dados de forma interna. Isto permite que a solução seja resolvida dentro da própria empresa, além de permitir que ela faça seus processos digitais sem a necessidade de serviços de rede advindas de terceiros.

Ainda são apresentados em três modelos: ASP, Corporativo Compartilhado e Corporativo Monolítico. O primeiro é quando as contratações dos servidores de Data Centers são feitas a partir de um provedor, sem a necessidade de elementos físicos; no Compartilhado, várias corporações utilizam do mesmo processo, diminuindo custos e integrando dados; já o Monolítico é aquele que a própria empresa instala no seu espaço físico, utilizando integralmente os dados, sempre com uma equipe de TI especializada.

Escolha o Data Center ideal para a sua necessidade

O Data Center, junto com o armazenamento em nuvem, corresponde a quase todos os processos encontrados na internet nos dias atuais. Por isso é preciso contratar um serviço de quem entende do processo. A Convex oferece Servidores Dedicados, de alta performance; Colocation, com espaço sob demanda de acordo com seu perfil empresarial; e Gerenciamento, garantindo segurança aos seus dados 24 horas por dia, 7 dias por semana.